Rádio 97 WEB O melhor da música Cristã
Podcast Tenho Fé No Amanhã Ministro Fábio Paschoal
A Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) aprovou a Licença de Instalação da Unidade de Recuperação Energética (URE) – Valoriza Santos. A URE será instalada ao lado do aterro sanitário da empresa CGR Terrestre, no bairro Sítio das Neves, em Santos, no litoral de São Paulo, onde são recebidas 1.400 a 1.500 toneladas de resíduos urbanos por dia.
De acordo com a empresa Valoriza Santos, é uma solução para a sobrecarga de lixo nos aterros da região. A unidade deverá receber coleta regular de Santos, São Vicente, Praia Grande, Mongaguá, Guarujá, Bertioga e Cubatão.
A URE tem como função fazer a queima dos resíduos e no processo energia é gerada às cidades. Os gases gerados passam, segundo a empresa, por um sistema de tratamento antes de serem liberados.
A Valoriza Santos, em nota, publicou que os resíduos sólidos já rejeitados pelas organizações e cooperativas de coletas seletivas e, atualmente, destinados ao aterro sanitário CGR Terrestre, serão recebidos.
A queima do material gera calor e o vapor é usado para acionar turbinas conectadas a geradores elétricos. “Projetos como esses buscam solucionar uma deficiência muito grande na destinação de resíduos”, disse Valdir Filho, gerente da Cetesb Santos.
“A ideia é que, com as UREs, seja gerada energia para atender cerca de 250 mil habitantes”, explicou.
A termelétrica terá potência instalada de 50 megawatts/hora, e a energia elétrica gerada na URE será exportada a partir de uma subestação, interligada ao sistema da ONS – Operador Nacional do Sistema, via linha de transmissão.
Aterro sanitário Sítio das Neves, na Área Continental de Santos, atende sete das nove cidades da Baixada Santista. — Foto: Reprodução/TV Tribuna
“A URE vai reduzir o custo de destinação de resíduos para as prefeituras que, muitas vezes, precisam enviar esses materiais para outras cidades, por conta do fim da vida útil dos aterros de lixo da região. Além disso, a transformação de energia é uma medida de controle ambiental necessário”, complementou Valdir.
G1 em 1 minuto – Santos: Idoso cai de paraglider e sofre múltiplas fraturas
Por: G1
Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.
Génison Meireles Duarte, de 32 anos, era morador do Rio de Janeiro e estava desaparecido desde sábado (6). O corpo foi encontrado pelo Deck do Pescador, em São Vicente (SP). Corpo de homem é encontrado boiando em mar no litoral de SP Um corpo encontrado no mar em São Vicente, no litoral de São Paulo, foi reconhecido por familiares nesta terça-feira (9). A vítima é Génison Meireles Duarte, de 32 […]
Publicar comentários (0)