G1 Santos

‘Cheiro estranho’ no veículo de aplicativo? Podem ser os produtos de limpeza, mas especialista dá dicas para uma viagem segura

today29 de maio de 2022 22

Fundo
share close

Uma série reclamações sobre ‘cheiros estranhos’ em carros usados em corridas por aplicativo ganham as redes sociais, como o caso da jovem que fugiu de um veículo após sentir um odor diferente e alegar ter ficado tonta em Santos, no litoral de São Paulo. Ao mesmo tempo, motoristas que ganham a vida prestando o serviço justificam que os ‘cheiros’ podem ser de produtos de limpeza. O g1 ouviu um especialista de segurança que aponta quando o sinal de alerta deve ser ligado.

O motorista de aplicativo Roberto Costa, de Praia Grande, também no litoral paulista, diz que “não é fácil” lidar com a questão dos cheiros nas corridas. “Eu desinfeto o carro [com produtos] e as pessoas reclamam do cheiro, se não desinfeta falam que não vão no meu carro porque pode ter vírus. Não é fácil trabalhar com as pessoas, nós motoristas estamos sempre sendo difamados”, compartilha.

Além de desabafos de motoristas, a repercussão do caso da jovem influenciou o surgimento de dúvidas quanto à segurança em veículos de motoristas de aplicativo. O g1 conversou com Vinicius Vaz, especialista em segurança e ex-tenente do Exército. Ele dá uma série de dicas sobre como garantir uma viagem segura e como reagir em suspeita de intoxicação.

Vaz comenta que quando os aplicativos de viagens surgiram os usuários tinham muita preocupação em conferir o modelo, a cor e a placa do veículo, além do nome e imagem do motorista. Com o tempo, ele afirma que essa checagem das informações diminuiu, o que considera um problema. “As pessoas têm que voltar a ter aquela preocupação primária”, crava.

O especialista diz que não se deve fornecer informações pessoais para o motorista e, ao entrar no veículo, diz que o ideal é sentar no banco atrás do condutor. Dessa forma, há menor possibilidade de contato visual.



Vaz ressalta que “a maior vilã é a distração”. Segundo ele, passageiros que utilizam o celular durante a corrida ficam dispersos e são potenciais vítimas para pessoas de má índole que, por algum motivo, estejam buscando alvos para aplicar golpes ou realizar crimes.

Mulher alegou quase ter sido dopada e caso foi publicado nas redes sociais — Foto: Reprodução

Atenção a substâncias potencialmente perigosas

Sobre o caso da jovem que sentiu um “cheiro estranho”, ficou tonta e decidiu fugir do veículo, o especialista em segurança comenta que, geralmente, as substâncias usadas para cometer tais crimes são incolores, oleosas e inodoras. Portanto, não tem cheiro.

Vaz afirma que para esse tipo de resultado [semelhante ao ‘Boa noite, Cinderela’] é comum serem utilizados solventes, mas, a substância deve ser colocada em um pano próximo ao nariz da vítima, o que não foi o caso.

Ele pontua, ainda, que algumas pessoas, dependendo do organismo, podem desenvolver reações adversas ao sentir o cheiro de substâncias utilizadas para limpeza, como álcool.

Como reagir em suspeita de intoxicação

“O primeiro passo é manter a calma e conseguir decorar todas as características do veículo e da pessoa”. Ele exemplifica que características não são as informações óbvias, mas detalhes. Lanterna amassada, falta de antena e adesivos são exemplos de características em veículos, enquanto cicatrizes, tatuagens e etnia são características nas pessoas.

Por fim, o especialista em segurança frisa a importância de registrar boletim de ocorrência. “É o boletim de ocorrência que vai abastecer a [os dados da] segurança pública para se poder ter uma estatística de onde está acontecendo isso [o crime] e direcionar o policiamento nessas áreas”.

O g1 entrou em contato com a Uber para saber se há algum protocolo de limpeza dos veículos de motoristas parceiros. Em nota, a empresa disse que não há orientação em relação à higienização de veículos.

VÍDEOS: g1 em 1 minuto Santos




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Santos.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

lula-pede-votos-para-boulos-no-evento-de-pre-campanha-do-psolista

UOL Notícias

Lula pede votos para Boulos no evento de pré-campanha do psolista

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) enviou uma mensagem de apoio para o lançamento da pré-candidatura de Guilherme Boulos (Psol) à Câmara dos Deputados no pleito deste ano. O petista pediu votos para o psolista e apontou que tem uma relação "profunda" com o coordenador do MTST (Movimento dos Trabalhadores Sem Teto)."O companheiro Boulos é um candidato da mais extraordinária qualidade. É extremamente importante que vocês elejam o […]

today28 de maio de 2022 20

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%