G1 Mundo

Chile e Colômbia convocam reunião extraordinária da Organização dos Estados Americanos após ataques golpistas no Brasil

today10 de janeiro de 2023 6

Fundo
share close

O presidente do Chile, Gabriel Boric, convocou uma reunião extraordinária da Organização dos Estados Americanos (OEA) nesta segunda-feira (9) para tratar dos distúrbios no Brasil, onde apoiadores do ex-presidente de extrema-direita Jair Bolsonaro invadiram as sedes dos Três Poderes.

Boric, falando ao lado do presidente da Colômbia, Gustavo Petro, do lado de fora do palácio presidencial de La Moneda, em Santiago, chamou o episódio violento de domingo de “inaceitável” e também condenou o “silêncio cúmplice”.

“Esta situação é preocupante para nossos países, nossa região tem que ter uma posição clara”, disse Boric, acrescentando que o objetivo da reunião é que “os demais países da região possam se posicionar”.



Atos terroristas em Brasília — Foto: Jornal Nacional/ Reprodução

Petro e Boric, ambos presidentes de esquerda que assumiram o poder no ano passado, enfatizaram seu apoio ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que assumiu o cargo em 1º de janeiro após derrotar Bolsonaro.

Petro, um ex-rebelde e primeiro presidente de esquerda da Colômbia, comparou o ataque ao golpe chileno de 1973 contra Salvador Allende.

“Hoje existem aqueles que gostariam de nos trazer de volta aos tempos de Allende”, disse Petro, observando uma resistência histórica aos governos de esquerda na região.

“Acabamos de ver isso no Brasil, mas não é só no Brasil”, disse Petro. “É hora de dizer que o que aconteceu aqui neste lugar há 50 anos não acontecerá novamente.”

Os líderes também falaram sobre cooperação em tecnologia aeroespacial, imigração e energia renovável, com foco no hidrogênio verde.

A OEA, que tem 35 Estados-membros, promove a paz e o desenvolvimento econômico nas Américas.

Boric e Petro também solicitaram que a Corte Interamericana de Direitos Humanos emita um parecer sobre a obrigação dos Estados em relação aos direitos fundamentais diante das mudanças climáticas.




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

eua,-mexico-e-canada-publicam-mensagem-conjunta-em-apoio-a-democracia-brasileira

G1 Mundo

EUA, México e Canadá publicam mensagem conjunta em apoio à democracia brasileira

Líderes dos três países se reúnem em cúpula esta semana na Cidade do México. López Obrador (em foto de 18 de dezembro de 2020) e Joe Biden (em foto de 21 de janeiro de 2021) — Foto: Marco Ugarte/AP Photo e Alex Brandon/AP Photo Os governos de Canadá, México e Estados Unidos publicaram um comunicado conjunto para condenar os ataques golpistas às instituições dos três Poderes neste domingo (8) em […]

today10 de janeiro de 2023 12

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%