G1 Mundo

China anuncia manobras militares no Estreito de Taiwan

today8 de abril de 2023 10

Fundo
share close

A China anunciou neste sábado (8) que fará três dias de manobras militares no Estreito de Taiwan. Os chineses estão reagindo a uma reunião da presidente de Taiwan, Tsai Ing-wen, com o presidente da Câmara dos Deputados dos Estados Unidos, Kevin McCarthy, nesta semana.

O Exército de Libertação Popular da China publicou um comunicado no qual informou que vai organizar, de 8 a 10 de abril, um exercício de preparação para o combate com o Estreito de Taiwan, nas partes norte e sul da ilha e no espaço aéreo a leste da ilha.

Mesmo antes deste anúncio de exercícios militares, o Ministério da Defesa de Taiwan informou que detectou 13 aeronaves e três embarcações militares chinesas em torno da ilha nos últimos dias.



Governo chinês condena visita de presidente de Taiwan aos Estados Unidos

Governo chinês condena visita de presidente de Taiwan aos Estados Unidos

Por que o encontro com a presidente de Taiwan é controverso?

A China considera a ilha de Taiwan como uma província rebelde que faz parte do território chinês e diz que está disposta a retomá-la até mesmo pela força, se necessário.

Sob o princípio de “uma só China“, o governo da China não permite que nenhum país tenha relações diplomáticas com ela e com Taiwan ao mesmo tempo.

Apenas 13 países no mundo reconhecem a soberania de Taiwan.

O governo dos EUA há muito tempo mantém uma “ambiguidade estratégica” sobre o assunto, uma doutrina que visa dissuadir a China de invadir Taiwan e impedir que os líderes da ilha provoquem Pequim com uma declaração de independência.

China avisou que iria reagir

Logo após a reunião da presidente de Taiwan com o presidente da Câmara dos Deputados dos EUA, a China prometeu dar uma resposta firme, noticiou a agência estatal chinesa Xinhua.

“Em resposta aos atos de conluio gravemente errôneos entre os EUA e Taiwan, a China tomará medidas firmes e eficazes para salvaguardar a soberania nacional e a integridade territorial”, informou o Ministério das Relações Exteriores, em nota publicada pela Xinhua.




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

brasileiro-e-condenado-a-prisao-perpetua-por-matar-marido-da-ex-nos-eua

G1 Mundo

Brasileiro é condenado à prisão perpétua por matar marido da ex nos EUA

Sentença contra Anderson Pereira exclui a possibilidade de liberdade condicional para cumprir a pena. Ele também foi condenado por tentar esconder o corpo. Anderson Pereira foi preso mais de um ano e meio depois do crime — Foto: Reprodução/Polícia New Hampshire O brasileiro Anderson Pereira, 43 anos, foi condenado nesta quarta-feira (5) à prisão perpétua por ter assassinado Zakhia Charabaty, de 52 anos, em Manchester, estado de New Hampshire (EUA). […]

today8 de abril de 2023 5

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%