G1 Mundo

China e Rússia fazem manobras militares conjuntas sobre o Mar do Japão

today30 de novembro de 2022 13

Fundo
share close

Aviões dos dois países sobrevoaram a região, que abrange as costas do Japão e da Coreia do Sul, e onde os Estados também têm realizado exercícios militares. Moscou alegou não ter infringido nenhuma lei internacional.


Aviões de combate SU-30 chineses decolam para patrulhar o Mar do Sul da China, em 2021. — Foto: Jin Danhua/Xinhua vía AP



Aliadas na atual geopolítica mundial, a China e a Rússia realizaram nesta quarta-feira (30) exercícios militares conjuntos.

Aviões militares dos dois países sobrevoaram juntos o Mar do Japão e o Mar da China Oriental, disse a mídia estatal russa. As manobras tinham por objetivo patrulhar a região, onde os Estados Unidos têm realizado exercícios conjuntos com a Coreia do Sul nos últimos meses.

O Ministério da Defesa russo afirmou que as aeronaves não violaram nenhuma lei internacional e nem invadiram o espaço aéreo do Japão ou de qualquer outro país.

O Mar do Japão abrange as costas das Coreia do Sul e do Norte e do Japão, além de parte da ponta sudeste da Rússia. Já o Mar da China Oriental é costeado pelas ilhas do sul do Japão e da Coreia do Sul, por parte de Taiwan e do extremo leste da China.

Até a última atualização desta notícia, os dois países ainda não haviam especificado em que trechos ocorreram os sobrevoos, nem quantos aviões fizeram o sobrevoo e que tipo de aeronave eram.

Newsletter G1 Created with Sketch.

O que aconteceu hoje, diretamente no seu e-mail

As notícias que você não pode perder diretamente no seu e-mail.

Para se inscrever, entre ou crie uma Conta Globo gratuita.

Obrigado!

Você acaba de se inscrever na newsletter Resumo do dia.

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

gestao-de-jiang-zenin-na-china-foi-de-massacre-ao-boom-economico,-passando-pela-e-reaproximacao-com-eua-e-a-forte-repressao;-relembre

G1 Mundo

Gestão de Jiang Zenin na China foi de massacre ao boom econômico, passando pela e reaproximação com EUA e a forte repressão; relembre

Zenin comandou a China entre 1989 e 2002. Ele chegou ao poder meses depois do histórico massacre da Praça da Paz Celestial, em Pequim. Foi em sua gestão que a China emergiu como potência mundial. Mas, internamente, os anos Arrancado da obscuridade para chefiar o Partido Comunista da China após a repressão de Tiananmen em 1989, esperava-se que o ex-presidente chinês Jiang Zemin fosse apenas mais uma figura transitória, destinada […]

today30 de novembro de 2022 17

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%