G1 Mundo

China faz novos exercícios militares próximo a Taiwan

today26 de dezembro de 2022 37

Fundo
share close

Governo chinês disse que agiu em resposta a uma ‘provocação’ de Taiwan e dos Estados Unidos e criticou aprovação de lei americana que pode aumentar assistência militar para Taiwan.


Xi Jinping, presidente da China, em foto de 21 de dezembro de 2022 — Foto: Sputnik/Yekaterina Shtukina/Pool via Reuters



A China realizou neste domingo (25) um novo exercício militar no mar e no espaço aéreo próximo a Taiwan. Segundo o governo chinês, as ações foram realizadas em resposta a uma “provocação” dos governos taiwanês e americano.

Em um comunicado curto, o Comando Leste do exército chinês disse ter feito exercícios em torno de Taiwan, mas não especificou a localização, nem o que levou às novas movimentações próximos à ilha taiwanesa.

“É uma resposta decidida à atual escalada de conluio e provocação dos Estados Unidos e de Taiwan”, disse o governo chinês, sem detalhes. “As forças de comando tomarão todas as medidas necessárias para defender decididamente a soberania nacional e a integridade territorial”.

A nota não foi comentada pelo governo taiwanês, que tem criticado os repetidos exercícios militares chineses nos últimos anos. A China continental diz que Taiwan faz parte do seu território e pressiona a ilha a aceitar ficar sob sua soberania.

O Ministro da Defesa de Taiwan, Chiu Kuo-cheng, afirmou que as ações da China, “mais uma vez destacam sua mentalidade de resolver diferenças pela força e destruir a paz e a estabilidade regionais”.

O governo chinês tem feito mais exercícios militares desde agosto, quando a presidente da Câmara dos Estados Unidos, Nancy Pelosi, visitou Taiwan. No sábado, Pequim criticou a aprovação de uma lei americana que pode aumentar a assistência militar para Taiwan.

Entenda a importância de Taiwan

Entenda a importância de Taiwan

Newsletter G1 Created with Sketch.

O que aconteceu hoje, diretamente no seu e-mail

As notícias que você não pode perder diretamente no seu e-mail.

Para se inscrever, entre ou crie uma Conta Globo gratuita.

Obrigado!

Você acaba de se inscrever na newsletter Resumo do dia.

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

a-visao-de-charles-darwin-sobre-os-escravizados-no-brasil:-‘serao,-no-fim-das-contas,-os-governantes’

G1 Mundo

A visão de Charles Darwin sobre os escravizados no Brasil: ‘Serão, no fim das contas, os governantes’

Não se concretizou e não virou teoria, mas serve para revelar visões pouco conhecidas do autor de A Origem das Espécies. O britânico que revolucionou a biologia com sua teoria da evolução pela seleção natural era um abolicionista convicto. Era sua "causa sagrada", como define James Moore, historiador da ciência que mergulhou na visão de Darwin sobre raça e sobre o escravismo e é autor, com o colega Adrian Desmond, […]

today26 de dezembro de 2022 63

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%