G1 Mundo

China registra primeira prisão por notícias falsas geradas pelo ChatGPT

today10 de maio de 2023 10

Fundo
share close

Um homem detido na província de Gansu, na China, é suspeito de ter usado a ferramenta para criar uma história falsa sobre um acidente de trem.


Chatbot ChatGPT — Foto: Florence Lo/ Reuters



Um homem suspeito de usar o ChatGPT para gerar notícia falsa foi preso na província de Gansu, na China. Ele criou uma fake news sobre um acidente de trem.

O episódio marcou a primeira prisão, na China, provocada por uma investigação relacionada à Inteligência Artificial (IA).

A história, que afirmava que o acidente teria matado nove trabalhadores da construção civil na cidade em Gansu, teve mais de 15 mil cliques depois de ser publicada nas redes sociais, em 25 de abril, informou o departamento de polícia local da cidade de Pingliang.

Segundo um comunicado da polícia local chinesa, o suspeito, de sobrenome Hong, teria editado as notícias geradas pelo ChatGPT, e as carregado em uma plataforma da empresa chinesa Baidu.

A prisão é resultado de novas regras implementadas pelo país para combater informações falsas relacionadas a deepfakes.

As normas, que entraram em vigor no dia 10 de janeiro, têm o objetivo de restringir o uso de tecnologia de inteligência artificial para alterar o conteúdo on-line.

G1 em 1 Minuto: Veja quem era homem morto espancado após fake news no litoral de SP

G1 em 1 Minuto: Veja quem era homem morto espancado após fake news no litoral de SP

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!

Você deseja continuar recebendo este tipo de sugestões de matérias?




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

a-surpreendente-historia-do-piloto-que-sobreviveu-ao-ser-sugado-por-janela-de-aviao

G1 Mundo

A surpreendente história do piloto que sobreviveu ao ser sugado por janela de avião

Preparados para o voo de três horas, o piloto Tim Lancaster e seu copiloto Alastair Atchison conversavam tranquilamente na cabine quando o avião atingiu velocidade de cruzeiro. Tudo ia bem. A tripulação começou a preparar o serviço de bordo e os passageiros se acomodavam nos assentos no voo que os levaria para suas férias no Mediterrâneo. Mas, apenas 13 minutos após a decolagem, ouviu-se um forte estrondo na cabine. Naquele […]

today10 de maio de 2023 7

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%