G1 Mundo

Chineses fazem planos de viagem após Pequim eliminar mais restrições contra Covid

today27 de dezembro de 2022 14

Fundo
share close

O povo chinês, isolado do resto do mundo por três anos devido a restrições rígidas da Covid-19, buscava sites de viagem nesta terça-feira antes da reabertura das fronteiras no próximo mês, mesmo com o aumento de infecções sobrecarregando o sistema de saúde e abalando a economia.

As medidas de “Covid-zero” em vigor desde o início de 2020 –de fronteiras fechadas a lockdowns frequentes– alimentaram no mês passado a maior demonstração de descontentamento público da parte continental da China desde que o presidente Xi Jinping assumiu o poder em 2012.

A subsequente reviravolta abrupta nas restrições, que atingiu a economia de 17 trilhões de dólares, a segunda maior do mundo, significa que o vírus agora está se espalhando sem controle por todo o país de 1,4 bilhão de pessoas.



As estatísticas oficiais, no entanto, mostraram apenas uma morte por Covid nos sete dias até segunda-feira, provocando dúvidas entre especialistas em saúde e moradores sobre os dados do governo. Os números são inconsistentes com a experiência de países muito menos populosos após a reabertura.

Médicos dizem que os hospitais estão sobrecarregados com cinco a seis vezes mais pacientes do que o normal, a maioria deles idosos. Especialistas internacionais em saúde estimam milhões de infecções diárias e preveem pelo menos um milhão de mortes por Covid na China no próximo ano.

No entanto, as autoridades chinesas estão determinadas a desmantelar os últimos vestígios de sua política “Covid-zero”.

“Finalmente parece que a China virou a esquina”, disse o presidente da AmCham China, Colm Rafferty, sobre a eliminação iminente da regra de quarentena.

Não há restrições oficiais para os chineses irem para o exterior, mas a nova regra tornará muito mais fácil para eles voltarem para casa.

Dados da plataforma de viagens Ctrip mostraram que, meia hora após a notícia, as pesquisas por destinos internacionais populares aumentaram 10 vezes. Macau, Hong Kong, Japão, Tailândia e Coreia do Sul foram os mais procurados, segundo a Ctrip.

Dados do Trip.com mostraram que as reservas de voos de saída aumentaram 254% na terça-feira em relação ao dia anterior.

A Administração Nacional de Imigração da China disse na terça-feira que retomaria o processamento de pedidos de passaporte de cidadãos chineses que desejam viajar para o exterior e estava aprovando visitas de residentes da parte continental a Hong Kong.

A China também retomará a implementação de uma política que permite o trânsito sem visto de até 144 horas para os viajantes. A extensão ou renovação de vistos de estrangeiros também será restaurada, acrescentou a administração de imigração.

No entanto, chineses comuns e agências de viagens sugeriam que um retorno ao normal levaria alguns meses ainda, dadas as preocupações com a Covid e gastos mais cuidadosos por causa do impacto da pandemia.

Veja como tirar o passaporte

Veja como tirar o passaporte




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

cientistas-descobrem-dois-novos-minerais-em-meteorito-de-15-toneladas

G1 Mundo

Cientistas descobrem dois novos minerais em meteorito de 15 toneladas

Cientistas encontraram pelo menos dois minerais inéditos em um meteorito de 15 toneladas, o nono maior já encontrado na Terra. A descoberta foi feita por pesquisadores da Universidade de Alberta, no Canadá, que receberam uma amostra de 70 gramas da rocha espacial. O geólogo e professor da universidade, Chris Herd, disse que, ao analisar a pequena fatia do meteorito gigante, notou algo incomum - algumas partes da amostra não eram […]

today27 de dezembro de 2022 14

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%