G1 Santos

Chuva de 118 mm deixa Santos, SP, debaixo d’água e morros em estado de atenção no litoral de SP; VÍDEO

today4 de junho de 2024 7

Fundo
share close

De acordo com a Defesa Civil do Estado de São Paulo, Santos registrou um volume de chuva de 118 mm, nas últimas 24h. Em São Vicente e Praia Grande também foram altos os índices pluviométricos: 99 mm e 70 mm, respectivamente.

A água chegou a invadir casas em Santos. A moradora do bairro Caneleira, Maria Angélica do Pátio Vasques, de 68 anos, notou que a casa estava alagada ao acordar para ir ao banheiro por volta das 6h.

“Quando eu coloquei o pé no chão, estava tudo cheio de água, invadiu tudo. Entrou no meu quarto, na casa toda. A minha amiga que mora comigo [de 60 anos], caiu no banheiro. Ela escorregou na água, caiu e se machucou, bateu com o joelho”, explicou em entrevista ao g1.



Água da chuva invadiu casa de Maria Angélica, no bairro Caneleira, em Santos (SP) — Foto: Arquivo Pessoal

A aposentada disse que possui comportas na casa, pois a rua Orivaldo de Souza Rocha sofre com enchentes. No entanto, nada foi suficiente para evitar a invasão da água das chuvas, que chegou na canela dos moradores. “Se eu saísse na rua, pegava meu joelho”, relembrou Maria.

De acordo com a idosa, a situação causa muito nervosismo. “A gente fica muito nervosa com essa situação. O frio que está. Estou em recuperando de uma desidratação que eu tive recentemente, mas agora estou com o pé na água e vou ter que limpar tudo. É complicado”, lamentou.

Segundo ela, o estrago só não foi maior, pois a casa fez ‘degraus’ e cavaletes para colocar os principais móveis e eletrodomésticos, como geladeira e armários. (veja abaixo)

Moradora de Santos improvisa degraus e cavaletes em casa para não perder móveis. — Foto: Arquivo Pessoal

Ainda em Santos, os canais transbordaram e diversas ruas ficaram alagadas. Confira abaixo algumas mudanças viárias:

A Prefeitura de Santos informou que a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) implantou desvio nos dois sentidos da Avenida Nossa Senhora de Fátima, entre a Rua Júlia e a subida do Viaduto Paulo Gomes Barbosa.

“A pista local da Avenida Martins Fontes sentido bairro/centro foi desviada para a pista de chegada da rodovia Anchieta. Há pontos de alagamentos na extensão da Avenida Martins Fontes entre a entrada da cidade e o Centro, nos dois sentidos”, informou em nota.

Santos possui diversos pontos de alagamento. — Foto: Redes sociais e Arquivo Pessoal/Victor Godoy

Ainda segundo o CET, há bloqueio na Praça Washington, no Orquidário, que também apresenta pontos de alagamentos. De acordo com a Defesa Civil de Santos, o houve uma queda de árvore no bairro Vila Progresso e os morros estão em estado de atenção.

Segundo a Prefeitura de São Vicente, a Defesa Civil não foi acionada para ocorrências, mas foram registrados diversos pontos de alagamento, que causaram lentidão no trânsito da cidade.

Entre as vias com transtornos, estão a Linha Amarela (sentido praia) e as ruas Cidade de Santos e Presidente Mascarenhas de Moraes, além das avenidas Embaixador Pedro de Toledo, Antônio Rodrigues, Cândido Rondon, e Presidente Wilson.

Ruas do Centro de Santos amanheceram alagadas. — Foto: Arquivo Pessoal/Ariane Rocha

A Prefeitura de Cubatão informou que não registrou qualquer interdição ou ocorrência devido às chuvas. Os acumulados são 7 mm na área de encosta habitada, 5,2 na industrial e 4,4 mm na área central.

As Defesas Civis de Bertioga, Itanhaém e Mongaguá também não registraram ocorrências causadas pelas chuvas. O índice pluviométrico em 24h nas cidades são 63 mm, 12, 45 mm e 7,4 mm, respectivamente.

Praia Grande também informou não registrar problemas relacionados às chuvas. “A Defesa Civil monitora a incidência das chuvas e os boletins emitidos pela Defesa Civil Estadual, realiza o acompanhamento dos índices e pede que a população entre em contato, caso note algum problema neste sentido, através dos telefones 199 e 153”.

As prefeituras de Guarujá e Peruíbe não se manifestaram até a publicação desta reportagem.

VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Santos.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

ex-promotor-que-matou-jovem-a-tiros-e-condenado-a-9-anos-de-prisao-no-litoral-de-sp

G1 Santos

Ex-promotor que matou jovem a tiros é condenado a 9 anos de prisão no litoral de SP

O crime ocorreu em 30 de dezembro de 2004 no fim de um luau na Praia da Riviera de São Lourenço. Schoedl foi preso em flagrante por atirar contra dois jovens, de 20. Felipe Cunha de Souza sobreviveu, mas Diego Mendes Mondanez morreu após ser socorrido. Pelo cargo que ocupava, ele teve direito de ser julgado em 2008 pelos desembargadores do Órgão Especial do Tribunal de Justiça do Estado de […]

today4 de junho de 2024 1

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%