G1 Santos

Chuva forte causa alagamentos e deixa os morros em estado de atenção na Baixada Santista, SP

today29 de novembro de 2022 33

Fundo
share close

As chuvas fortes voltaram a atingir as cidades da Baixada Santista, no litoral de São Paulo, na madrugada desta terça-feira (29). Segundo a Defesa Civil de Santos, o índice pluviométrico na cidade foi de 94,4mm, nas últimas 72 horas, cerca de um terço do volume que costuma chover em todo o mês de novembro.

Em Santos, foram registrados diversos pontos de alagamentos e os morros estão em estado de atenção. Não houve registro de ocorrências.

De acordo com a Companhia de Engenharia de Tráfico de Santos (CET), na Avenida Nossa Senhora de Fátima foram registrados pontos de alagamentos em ambos sentidos, na altura da Rua Ana Santos. O trânsito sentido São Vicente/Santos está sendo desviado pela Rua Júlia Ferreira de Carvalho.



O elevado Prefeito Paulo Gomes Barbosa, que fica na entrada de Santos, está com bloqueio seletivo, com passagem apenas de veículos de passeio e ônibus. Os agentes da CET-Santos estão em operação, orientando motoristas. Segundo o órgão, quem precisar passar pelo local deve utilizar as rotas pela orla da praia e morros.

Outro ponto de alagamento é na Praça Washington, com bloqueio junto a Rua Guilherme Álvaro, perto do Orquidário Municipal de Santos. Um ônibus municipal teve dificuldade de passar pelo local (veja a foto abaixo). Não houve registro de ocorrência.

Já na rodovia Anchieta, na pista sentido Santos, há lentidão do km 59 ao km 61, por conta de obras e do km 63 ao km 65, devido alagamento.

Em São Vicente, o índice pluviométrico nas últimas 72 horas foi de 94,4mm e está em nível de atenção. Foram registrados alagamentos nos bairros Guassu, Catiapoã, Jóquei, Parque São Vicente e Cidade Náutica.

Segundo a administração, também foram atingidas pela chuva a Avenida Capitão Luis Antônio Pimenta e o Viaduto Mario Covas, no Parque Bitaru, trechos da Linha Amarela e da Linha Vermelha, próximo à divisa com Santos. A moradora Carol Mazzitelli registrou o alagamento na Linha Vermelha (veja a foto acima).

Em Mongaguá, a prefeitura disse que a Defesa Civil não registrou nenhuma ocorrência e choveu aproximadamente 150 mm nas últimas 72 horas. O órgão segue atuando por todos os bairros, com o apoio da Diretoria de Serviços Externos. Já em Praia Grande, em 24 horas, o índice pluviométrico foi de 96 milímetros e nas últimas 72 horas foi de 143 milímetros.

Moradora registrou o alagamento na Linha Vermelha em São Vicente, SP — Foto: Carol Mazzitelli

A Prefeitura de Cubatão informou que não houve registro de ocorrências e, de acordo com a Defesa Civil, o acumulado de 24 horas foi de 30,6 milímetros de chuva na área central e 17,2 na região das Cotas.

De acordo com o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (CEMADEN), no bairro do Perequê, em Guarujá, o índice pluviométrico chegou a 92 milímetros. A Defesa Civil de Guarujá informou que o acumulado mensal está em 261,4 mm.

A Prefeitura de Itanhaém não registrou ocorrências em decorrência das chuvas.

Um ônibus municipal teve dificuldade de passar na Praça Washington, perto do Orquidário Municipal de Santos — Foto: Reprodução

A Defesa Civil alerta os moradores das áreas de riscos e encostas dos morros que fiquem atentos a qualquer sinal de mudança na moradia ou no entorno, como surgimento de água barrenta, trinca em parede ou no piso, árvore e poste inclinados.

Em caso de emergência, a orientação é acionar imediatamente a Defesa Civil Municipal pelo 199. Os interessados em receber o alerta da Defesa Civil sobre a previsão do tempo via SMS deve enviar mensagem para o número 40199, informando o CEP da sua rua.

Trânsito congestionado na Avenida Martins Fontes, em Santos — Foto: g1 Santos

VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Santos.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

servicos-atendem-bairros-com-rocada,-capinacao-e-limpeza-de-canais

Prefeitura de Guarujá

Serviços atendem bairros com roçada, capinação e limpeza de canais

Secretaria Municipal de Operações Urbanas segue cronograma para atender todos os pontos da Cidade, semanalmente A Prefeitura de Guarujá continua reforçando, semanalmente, os serviços de zeladoria pela Cidade. Capinação manual, raspagem de sarjetas, roçada, limpeza de canais e pinturas foram alguns dos serviços coordenados pela Secretaria Municipal de Operações Urbanas (Seurb), em vários bairros do Município e do distrito de Vicente de Carvalho. Na orla da Enseada, nas ruas do bairro […]

today29 de novembro de 2022 14

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%