G1 Mundo

Chuva provoca mortes e deslizamentos na Coreia do Sul

today15 de julho de 2023 12

Fundo
share close

Ao menos 22 pessoas morreram e 14 são consideradas desaparecidas após as fortes chuvas que provocaram inundações e deslizamentos de terra na Coreia do Sul, anunciou neste sábado (15) o governo, que também ordenou que milhares de pessoas abandonem suas casas. 

As fortes chuvas dos últimos três dias alagaram várias regiões do país. O maior número de mortes foi registrado na província de Gyeongsang do Norte.

Equipes de resgate participam de uma operação de busca e salvamento em Cheongju, na Coreia do Sul — Foto: Yonhap via Reuters



Algumas pessoas consideradas desaparecidas foram arrastadas quando um rio transbordou na província de Gyeongsang do Norte, segundo o ministério.

As autoridades ordenaram que mais 6,4 mil moradores da região central de Goesan abandonassem suas casas devido ao risco da cheia em uma represa na região.

“Nas áreas mais afetadas, casas foram completamente arrastadas”, afirmou uma fonte das equipes de emergência à agência de notícias Yonhap.

As equipes de emergência tentavam chegar aos 19 carros bloqueados em um túnel subterrâneo em uma cidade da província, onde uma pessoa foi encontrada morta, segundo a Yonhap.

As chuvas também provocaram a suspensão do serviço ferroviário durante a tarde, com exceção dos trens-bala, que continuam em operação, mas com possíveis mudanças de horário.

Casas ficaram parcialmente submersas após transbordamento de rio provocado pela chuva em Cheongju, na Coreia do Sul — Foto: Yonhap/via Reuters

O primeiro-ministro sul-coreano, Han Duck-soo, pediu às autoridades locais que atuem de maneira “preventiva” diante de possíveis cheias e pediu a ajuda do exército nas operações de resgate.

Em Kiev, o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, expressou condolências ao colega sul-coreano Yoon Suk Yeol, em visita neste sábado à Ucrânia.




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

a-surpreendente-joia-de-3-mil-anos-achada-no-interior-da-inglaterra

G1 Mundo

A surpreendente joia de 3 mil anos achada no interior da Inglaterra

O fragmento de 3 mil anos foi descoberto perto de Mistley, no rio Stour, no condado de Essex, e foi descrito como um tesouro por um especialista. Lori Rogerson disse que o objeto, apesar de ser feito de ouro pré-histórico, "poderia ter sido fabricado ontem", o que é "impressionante". Foi também o "primeiro" colar torcido "registrado como um tesouro de Essex". Rogerson disse: "Peças de ouro da Idade do Bronze […]

today15 de julho de 2023 4

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%