G1 Santos

Cidade da Baixada Santista vacina estudantes da rede municipal contra o HPV; saiba mais

today28 de abril de 2024 6

Fundo
share close

A Prefeitura de Guarujá promove, entre 6 e 10 de maio, uma ação para vacinar estudantes da rede municipal de ensino contra o HPV (sigla em inglês para Papilomavírus Humano). A estratégia de imunização é uma parceria entre a Secretaria de Saúde (Sesau) e a Secretaria de Educação (Seduc).

O público-alvo é composto por pessoas entre entre 9 e 14 anos. Apesar disso, os alunos com idade até 19 anos que não tomaram a segunda dose também poderão se vacinar.

Para este ano, o Ministério da Saúde mudou a estratégia de prevenção: antes eram duas doses, agora a dose será única. A primeira unidade de ensino contemplada será a Escola 1º de Maio, na Avenida Adriano Dias, 611, bairro Jardim Esperança. A prefeitura ainda divulgará novos cronogramas.



A campanha na Escola 1º de Maio será conduzida pela equipe da Unidade de Saúde da Família (Usafa) do Jardim Boa Esperança, com atendimento em horário escolar.

Primeiro, os profissionais realizam uma avaliação da situação vacinal. Caso encontrem necessidade de regularizar a carteirinha, também poderão aplicar doses contra a Influenza e a Meningite (ACWY).

O atendimento se dará em horário escolar. Com a iniciativa, a Sesau pretende ampliar a cobertura vacinal contra o HPV na cidade, que segue em 28% dentro do público-alvo.

Para a aplicação do imunizante, o menor precisa, obrigatoriamente, de autorização assinada pelos pais ou responsáveis. O documento está disponível na unidade escolar. Além da declaração, a criança ou adolescente deverá estar munido da caderneta de vacinação, CPF ou Cartão SUS.

O HPV é um grupo de vírus muito comum. De acordo com o Ministério da Saúde, ele está associado ao desenvolvimento da quase todos os cânceres de colo de útero, além de outros tumores em homens e mulheres. Ele provoca verrugas na região genital e do ânus e câncer, a depender do tipo de vírus. A infecção pelo HPV é uma Infecção Sexualmente Transmissível (IST).

Em alguns casos, o HPV pode ficar latente de meses a anos, sem manifestar sinais, ou ainda se manifestar de forma subclínica (não visíveis a olho nu). A maioria das infecções, principalmente em adolescentes, é resolvida pelo próprio organismo em um período aproximado de até 24 meses.

A vacinação é o método mais eficaz de prevenção. Para pessoas com sistema reprodutor feminino, o exame preventivo ou “Papanicolau” é usado para identificar lesões precursoras do câncer do colo do útero. Outra forma de se prevenir é usando preservativo durante as relações sexuais.

VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Santos.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

delegado-e-empurrado-de-bicicleta-em-ciclovia-e-tem-veiculo-e-a-arma-roubada

G1 Santos

Delegado é empurrado de bicicleta em ciclovia e tem veículo e a arma roubada

Dupla fugiu após roubar a bicicleta e o revólver calibre 38 da vítima, em São Vicente (SP). Polícia Civil realiza investigações para localizar e prender os criminosos. À esquerda, ciclovia da Avenida Antônio Rodrigues. À direita, Delegacia de Polícia de São Vicente (SP). — Foto: Arquivo A Tribuna e Luciana Moledas/g1 Um delegado de São Vicente, no litoral de São Paulo, foi surpreendido por dois criminosos enquanto andava de bicicleta […]

today28 de abril de 2024 7

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%