G1 Santos

Cidade onde pré-candidato a prefeito foi morto tem histórico de execuções de pessoas ligadas à política; entenda

today30 de dezembro de 2023 2

Fundo
share close

Rodrigues, de 34 anos, foi morto por um homem na Rua Caraguatatuba, no bairro Paecara. Após ser alvejado, ele correu em direção à Rua Solemar, mas caiu durante o trajeto. O atirador foi até ele para disparar mais vezes. A Polícia Civil investiga o caso.

Conforme apurado pelo g1, neste sábado (30), as mortes dos outros seis homens ligados à política em Guarujá (SP) aconteceram entre 1997 e 2016. Entre eles, estão vereadores eleitos, candidatos ao cargo e até um ex-secretário.

Em 1997, o vereador Orlando Falcão foi morto com três tiros em uma lanchonete no bairro Enseada.



O suplente que assumiu a vaga dele chegou a ser preso sob acusação de ser o mandante do crime, mas foi absolvido.

Orlando Falcão foi morto em 1997 — Foto: Reprodução

  • Ernesto Pereira, vereador

Em 2001, o vereador Ernesto Pereira foi executado com mais de dez tiros ao chegar de carro em casa. As investigações apontaram crime passional à época.

Conforme apurado pelo g1 em arquivos da época, um segurança com ciúme da ex-companheira foi condenado e preso pelo crime.

Ernesto Pereira foi morto em 2001 — Foto: Reprodução

  • Frank Willian, candidato a vereador

Em 2008, o candidato a vereador Frank Willian foi morto na Vila Rã por dois homens em uma moto. A motivação política para o crime foi descartada à época.

Frank Willian foi morto em 2008 — Foto: Reprodução

  • Luis Carlos Romazzini, vereador

Em 2010, o vereador Luis Carlos Romazzini foi assassinado com cinco tiros no quintal de casa, no bairro Jardim Conceiçãozinha, no distrito de Vicente de Carvalho.

O homem apontado à época como o responsável pelo crime foi condenado.

Luis Carlos Romazzini foi morto em 2010 — Foto: Reprodução

  • Ricardo Augusto Joaquim, ex-secretário

Em 2012, o ex-secretário de governo Ricardo Augusto Joaquim de Oliveira foi morto no bairro Jardim Conceiçãozinha.

Um ex-policial militar acusado pelo crime ficou preso por cinco anos. A suspeita à época era que dois empresários teriam ‘ordenado’ a morte do secretário.

Ricardo Augusto Joaquim de Oliveira foi morto em 2012 — Foto: Reprodução

  • Cerciran dos Santos Alves, candidato a vereador

Em 2016, o candidato a vereador Cerciran dos Santos Alves, também conhecido como ‘Celso do Transporte’, foi executado no bairro Jardim Boa Esperança, no distrito de Vicente de Carvalho.

Cerciran dos Santos Alves foi morto em 2016 — Foto: Reprodução

Execução de Thiago Rodrigues

Vídeo mostra repórter e pré-candidato a prefeito sendo executado a tiros no litoral de SP

Vídeo mostra repórter e pré-candidato a prefeito sendo executado a tiros no litoral de SP

As imagens mostram o crime que aconteceu na Rua Caraguatatuba, no bairro Paecara. Após ser baleado, Thiago correu em direção à Rua Solemar, mas caiu durante o trajeto e o atirador foi até ele para atirar mais vezes. O criminoso fugiu em direção à Rua Luís Gama. Ele vestia uma máscara branca, um boné, camiseta e calça.

Segundo boletim de ocorrência, obtido pelo g1, o corpo do pré-candidato apresentava nove ferimentos de bala. Ele foi atingido no tórax e costas, além da perna e braço direito. No local do crime, foram localizados 13 estojos de munição calibre 9mm e dois projéteis deflagrados.

Repórter e pré-candidato a prefeito de Guarujá foi executado a tiros durante festa — Foto: Reprodução

Em publicações nas redes sociais, Thiago citava nomes de diversos políticos e empresas para denunciar irregularidades relacionadas ao transporte público, saúde, política, entre outros setores. Em determinadas ocasiões, o repórter chegou a relatar casos no Ministério Público (MP) e foi até a Polícia Federal (PF).

Repórter é executado com 13 tiros durante festa em Vicente de Carvalho

Repórter é executado com 13 tiros durante festa em Vicente de Carvalho

Thiago criou o próprio canal e seguiu acompanhando a gestão da cidade com a eleição de Válter Suman. Por isso, ficou conhecido no município e passou a receber pedidos de ajuda de moradores.

“É preciso enxugar a máquina pública e cortar gastos desnecessários para investir em obras que irão melhorar a vida das pessoas, é preciso cortar regalias e diminuir os cargos comissionados. É preciso acabar com as terceirizações e o cartel de empresas que se instalaram em Guarujá para ganhar o dinheiro público”, escreveu.

Ao anunciar a pré-candidatura, neste ano, o empresário usou as redes sociais para falar sobre a própria trajetória. Segundo ele, a atuação na oposição à prefeitura começou na gestão da ex-prefeita Maria Antonieta de Brito.

“Mostrava para população tudo que os governantes da nossa cidade faziam e queriam esconder do povo, estava todas as terças acompanhado as sessões de vereadores e divulgando os projetos”, dizia o texto publicado em suas redes sociais, para divulgação da campanha política.

Segundo o boletim de ocorrência, Thiago estava em uma festa quando foi chamado para ir até a rua. Ele deixou a casa de eventos acompanhado de um amigo, ainda não identificado. Assim que chegou na via, um ciclista se aproximou dele e efetuou disparos.

Assassinato de Thiago aconteceu na Rua Caraguatatuba, em Guarujá — Foto: Reprodução

O jornalista correu em direção à Rua Solemar, mas caiu durante o trajeto e o atirador foi até ele para atirar mais vezes. Em seguida, o criminoso fugiu em direção à Rua Luís Gama. Ele vestia uma máscara branca, um boné, camiseta e calça.

Ainda de acordo com o boletim de ocorrência, Thiago tinha nove ferimentos de bala. O carro dele foi encontrado com um pneu esvaziado.

VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Santos.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

autoridade-portuaria-de-santos-abre-chamamento-publico-para-interessados-em-terminal-de-combustiveis

G1 Santos

Autoridade Portuária de Santos abre chamamento público para interessados em terminal de combustíveis

Segundo a APS, o STS 08 conta com 168,3 mil m² e está localizado na Alemoa, na margem direita do Porto de Santos. Ele foi a leilão em novembro de 2021, quando não havia interessados. A APS firmará um contrato de arredamento caso haja apenas um ofertante. Já em caso de dois, será feita uma licitação. "A autoridade portuária pública tem o dever de planejar o crescimento do Porto, uma […]

today29 de dezembro de 2023 8

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%