Cidades da Baixada Santista ampliam temporariamente a vacina contra a meningite para adolescentes de 13 e 14 anos — Foto: Prefeitura de Santos/Divulgação
As cidades de Cubatão, Itanhaém, Mongaguá, Peruíbe, Santos e São Vicente, no litoral de São Paulo, vão disponibilizar temporariamente, até junho de 2023, a vacina Meningocócica Acwy, que previne meningites e infecções generalizadas, para adolescentes de 13 e 14 anos. A medida segue as orientações do Programa Nacional de Imunizações (PNI).
A decisão do governo do Estado foi tomada diante das evidências positivas do uso da citada vacina como reforço na adolescência e do cenário de baixas coberturas vacinais, situação que se agravou a partir de 2020, com a pandemia da Covid-19.
De acordo com o calendário nacional de vacinação, o público dessa vacina é baseado em adolescentes entre 11 e 12 anos. No entanto, com a nova determinação temporária do Estado, aqueles que possuírem 13 e 14 anos também podem ser vacinados.
O público deve se dirigir, acompanhado dos pais e responsáveis, ao posto de saúde do seu respectivo município com a carteira de vacinação da criança ou adolescente em mãos.
O imunizante previne meningites e infecções generalizadas [doenças meningocócicas] causadas pela bactéria meningococo dos tipos A, C, W e Y. A vacina foi implantada na rotina de vacinação dos adolescentes em 2020, tendo como indicação administrar uma dose ou um reforço, conforme situação vacinal.
O g1 entrou em contato com as prefeituras de Bertioga, Guarujá e Praia Grande, mas não obteve retorno até a última atualização desta reportagem.
Publicar comentários (0)