G1 Santos

Cidades da Baixada Santista realizam mutirões para o Dia Mundial de Limpeza de rios e praias neste sábado

today17 de setembro de 2022 47

Fundo
share close

Seis cidades da Baixada Santista, no litoral de São Paulo, realizam mutirões de limpeza e educação ambiental para celebrar o Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias, comemorado neste sábado (17). São Vicente e Peruíbe cancelaram o evento por conta da chuva, e Bertioga não se posicionou até a última atualização da reportagem. (Confira a programação abaixo).

A data, alusiva ao movimento internacional World Clean Up Day [Dia Mundial da Limpeza], une cerca de 180 países e leva milhões de pessoas para limpar o planeta em um dia, sempre no terceiro sábado de setembro, com objetivo de mobilizar a limpeza conjunta de áreas urbanas, com foco na conscientização para o descarte correto de resíduos sólidos.

O mutirão de recolhimento de resíduos será realizado, das 9h às 13h, na Ilha Urubuqueçaba, na praia do José Menino. Segundo a prefeitura, o prefeito Rogério Santos (PSDB) participará da ação.

Equipes da Diretoria de Meio Ambiente irão realizar, a partir das 9h, serviços de limpeza nas praias da cidade, em conjunto com os membros da catequese. O ponto de encontro será na Paróquia Nossa Senhora Aparecida, no Centro.

A administração municipal acrescentou que o evento é voluntário e qualquer pessoa pode participar, cadastrando-se como líder ou voluntário, agindo como ecoponto para coleta seletiva de lixo ou realizando mutirões de limpeza.



Devido à previsão de tempo chuvoso, a Secretaria de Meio Ambiente e Bem-Estar Animal (Semam) cancelou o mutirão de limpeza programado para este sábado (17), na Praia do Gonzaguinha.

O mutirão de limpeza e educação ambiental acontecerá na Praia das Astúrias, das 9h às 12h, e o ponto de encontro será na orla da praia, em frente ao Edifício Shangri La, na Avenida Monteiro de Barros, nº 322. Além disso, diversas instituições irão promover outros mutirões nas praias do Guaiúba, Pitangueiras e no Rio Santo Amaro.

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semam) fornecerá certificado de participação para todos os estudantes. Por esse motivo, é importante o cadastro no site. A equipe de educação ambiental da pasta também fará inscrições presenciais na hora do evento.

Itanhaém contará com três ações realizadas por entidades ambientais, sendo elas: Movimento Praias Limpas, que promoverá uma ação na Praia do Centro e Boca da Barra. Já o Projeto Soul Surf fará na Praia do Cibratel 1. Por fim, o Ecosurfi estará na Praia do Gaivota.

Em Praia Grande, a ação acontece com saída às 9h, em frente à Boutique do Peixe, no Canto do Forte, o percurso será feito pela faixa de areia até a Praça Duque de Caxias. O evento está sendo organizado pela Secretaria do Meio Ambiente de Praia Grande (Sema), em parceria com o grupo de voluntários e o Instituto Biopesca.

A prefeitura informou, por meio de nota, que a ação é gratuita e todos podem participar, basta ir até o local e não esquecer de levar uma garrafa de água e um boné para proteger do calor. Após percorrer o trecho demarcado, será feita a triagem dos materiais, pesagem e lançamento dos dados no Formulário Nacional de Mutirão de Limpeza. No entanto, se houver chuva, o mutirão será adiado e a nova data será divulgada posteriormente.

A Prefeitura de Cubatão, por meio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, participa de um mutirão para retirada de detritos do Rio Casqueiro. A concentração será na Praça da Independência, no Jardim Casqueiro.

A ação faz parte das atividades do Projeto Município Verde e Azul e é uma iniciativa do Instituto Limpa Brasil, com objetivo de promover a conscientização sobre o descarte irregular do lixo, especialmente em rios e mangues.

O movimento está alinhado com a Década da Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável (2021-2030), uma proposta da Organização das Nações Unidas (ONU). Participam desta programação a ETEC Cubatão, ONGs ambientais que atuam na cidade e empresas parceiras.

Programação:

  • 8h: Concentração na Avenida Beira Mar, Praça Independência, montagem das tendas, mesa de frutas, identificação dos coletores;
  • 9h15: Alongamento;
  • 9h30: Fala de conscientização sobre a importância da água, do mar e cuidados com o meio ambiente;
  • 9h45: Início da atividade de limpeza e educação ambiental;
  • 12h: Pesagem dos resíduos por tipo de material;
  • 13h: Encaminhamento dos resíduos para cooperativa de reciclagem e aterro.

Segundo o Departamento Municipal de Meio Ambiente, seriam feitos mutirões, mas por conta da previsão de grande volume de chuva, foram cancelados.

O g1 entrou em contato com a prefeitura da cidade, mas não obteve retorno até a última atualização desta reportagem.

VÍDEOS: Mais assistidos do g1 nos últimos 7 dias




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Santos.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

mulher-e-filmada-nua-e-entre-os-carros-no-litoral-de-sp:-‘visivelmente-alcoolizada’;-video

G1 Santos

Mulher é filmada nua e entre os carros no litoral de SP: ‘visivelmente alcoolizada’; VÍDEO

Caso aconteceu em Santos (SP). Mulher é filmada nua e entre os carros no litoral de SP: 'visivelmente alcoolizada' Uma mulher completamente nua foi filmada caminhando e gritando entre os carros em Santos, no litoral de São Paulo. Ao g1, o autor do vídeo, que prefere não ser identificado, contou neste sábado (17) que a mulher estava "visivelmente alcoolizada" (veja o vídeo acima). O caso aconteceu na Avenida Getúlio Dornelles […]

today17 de setembro de 2022 544 1

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%