G1 Santos

Cidades da Baixada Santista registram aumento no número de internações e testes de Covid-19

today16 de novembro de 2022 18

Fundo
share close

Segundo a Prefeitura de Santos, a média de internações por Covid-19 em outubro na rede público e privada era de 1,5 pacientes por dia. Em novembro, essa média subiu para 7,3 pacientes internados pela doença por dia. O número de suspeitas e casos da doença na cidade é refletida também no número de testes realizados. Em outubro, as policlínicas de Santos realizaram 303 testes rápidos. Já em novembro, até esta quarta-feira (16) já foram realizadas 835 testagens.

De acordo com a Prefeitura de São Vicente, a Secretaria da Saúde (Sesau) verificou um aumento de 19,04% na taxa de internação no mês de novembro. Nesta quarta-feira (16), há quatro pacientes na ala da enfermaria de Covid-19, porém, os leitos das Unidades de Terapia Intensiva (UTI) estão vazios. A administração ressalta que todos os internados estão vacinados, sendo que um deles não tomou as doses de reforço.

Sobre a quantidade de testes, a Sesau de São Vicente registrou aumento em comparação com o último mês. Durante todo o mês de outubro foram realizadas 659 testagens, e entre o dia 1 e 10 de novembro, a pasta contabilizou 397 testes aplicados.



A secretaria de Saúde de Cubatão informou que os leitos de Covid-19 do Hospital Municipal estão desocupados desde setembro deste ano. Mesmo sem internações, o número de pessoas testadas aumentou.

Leitos de Covid-19 do Hospital Municipal de Cubatão estão desocupados desde setembro deste ano — Foto: Divulgação/ Prefeitura de Cubatão

O Pronto Socorro Central de Cubatão realizou nos primeiros 10 dias de novembro 37 testes, sendo que no mesmo período de outubro foram realizados 18. “Ainda é impossível comparar a positividade, pois a maior parte dos testes de novembro ainda se encontra em análise no Instituto Adolfo Lutz (IAL). A identificação de variantes e subvariantes do coronavírus é realizada pelo próprio IAL”.

A prefeitura de Cubatão ressaltou também que mantém a obrigatoriedade do uso de máscaras nas unidades de saúde do município e recomenda o uso em ambientes fechados ou aglomerações.

Segundo informações da Diretoria de Saúde de Mongaguá, também é obrigatório o uso de máscaras dentro das unidades de saúde, e que até o momento, o item é facultativo em outros órgãos públicos ou comércios. “Houve um aumento no número de testagens e casos, mas as internações e os óbitos continuam estáveis”, disse, em nota.

Paciente internado no Hospital Municipal de Bertioga é uma criança fora da idade indicada para a vacinação contra a Covid-19 — Foto: Renato Inácio/Prefeitura de Bertioga

Em Peruíbe, segundo a secretaria municipal de Saúde, houve aumento de 30% no número de testes de Covid-19. No último mês também aumentou o número de pessoas internadas, tendo quatro pacientes em leito de enfermaria, entre eles, dois receberam três doses da vacina, e os outros dois pacientes possuem duas doses.

O Instituto Nacional de Tecnologia e Saúde (INTS), responsável pela gestão do Hospital Municipal de Bertioga, informou que há um paciente internado por Covid-19 na unidade. Segundo o Instituto, a pessoa internada não tem indicação para vacinação, pois é uma criança sem idade para imunização.

A secretaria de Saúde de Bertioga afirmou que a procura por testes para Covid-19 aumentou 20% em relação ao mês anterior. Durante outubro, foram realizadas 101 testagens, e em novembro, até o momento, foram aplicados 121 testes.

Em Praia Grande, segundo a prefeitura, há uma pessoa internada em UTI. A administração municipal afirmou também que não foi observado aumento no número de testes realizados e casos confirmados de coronavírus.

“Com a possibilidade de realização do autoteste de Covid-19 adquiridos nas farmácias, pode haver uma subnotificação dos casos, principalmente se vierem apresentar sintomas leves de gripe, que é o quadro esperado pela variante BQ1, responsável pelos novos casos registrados em todo território nacional”, acrescentou, por meio de nota, a prefeitura de Praia Grande.

A Prefeitura de Guarujá informou que a Secretaria Municipal de Saúde não registrou aumento na procura de testes de Covid-19. Disse, ainda, que três pacientes acometidos pela doença ocupam leitos públicos da cidade, o que corresponde a 18% dos leitos disponíveis.

Até a última atualização desta reportagem, a prefeitura de Itanhaém não informou os números atualizados.

VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Santos.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

navio-‘gigante’-de-347-metros-de-comprimento-deixa-o-porto-de-santos-e-vai-interromper-a-travessia-de-balsas

G1 Santos

Navio ‘gigante’ de 347 metros de comprimento deixa o Porto de Santos e vai interromper a travessia de balsas

Embarcação de grande porte chegou na quarta-feira (16) e deve partir na quinta (17). Navio 'gigante' de 347 metros de comprimento deixa o Porto de Santos e vai interromper a travessia de balsas — Foto: Marine Traffic O navio mercante APL Yangshang, que tem 347 metros de comprimento, deve deixar o Porto de Santos, no litoral de São Paulo, nesta quinta-feira (17). Por isso, a travessia de balsa entre Santos […]

today16 de novembro de 2022 46

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%