G1 Santos

Cinco peixes-papagaios, espécie em perigo de extinção, são encontrados à venda em comércio de Santos, SP

today22 de maio de 2023 10

Fundo
share close

Cinco peixes-papagaios foram identificados e apreendidos em um comércio de Santos, no litoral de São Paulo. A espécie Scarus trispinosus está listada como ‘em perigo de extinção’, sendo proibida a pesca, transporte, armazenamento, beneficiamento e comércio. Os animais encontrados somam quase 15 kg da espécie.

Os peixes foram localizados durante patrulhamento ostensivo e preventivo da 5ª Companhia de Polícia Militar Ambiental Marítima. De acordo com o órgão, equipes faziam a fiscalização ambiental de pesca em diversos comércios do município de Santos. Em um deles, a espécie foi encontrada à venda.

O flagrante caracterizou crime ambiental e resultou na elaboração de um auto de infração ambiental. A multa no valor de R$ 2.570,80 foi registrada ao proprietário do comércio e os cinco exemplares da espécie foram apreendidos. Os peixes foram destinados ao Lar Residencial Eno Gregório, em Guarujá.



O peixe-papagaio-azul ou budião-azul, quando adultos desenvolvem uma espécie que se destaca pela parte frontal — Foto: Polícia Ambiental

O peixe-papagaio-azul ou budião-azul se destacam pela parte frontal e grandes lobos superiores e inferiores na barbatana caudal, o que o faz parecer sorrir enquanto nada. A espécie vive na costa brasileira, possui corpo e dentes azulados, se alimenta de algas e pequenos invertebrados e são fundamentais para a resistência e resiliência dos recifes brasileiros

Segundo a Polícia Ambiental, atualmente a espécie é listada como ‘em perigo de extinção’ na legislação vigente, pois nos últimos anos teve uma diminuição populacional. Em alguns pontos da costa brasileira, estudos indicaram declínio de 30% de sua população.

VÍDEO: g1 em 1 minuto Santos




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Santos.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

estudo-diz-que-sincretismo-religioso-avancou-nos-eua

Gospel Prime

Estudo diz que sincretismo religioso avançou nos EUA

Uma pesquisa realizada pelo Barna Group mostra que a pandemia da Covid-19 impactou a fé religiosa dos americanos, especialmente dos mais jovens. O estudo revela que apenas 6% da Geração Z possuem uma visão de mundo baseada na Bíblia, enquanto somente 2% dos millennials  e 1% da Geração X  têm a mesma perspectiva. Desse modo, as mudanças no comportamento religioso incluem uma frequência menor na leitura da Bíblia, na participação […]

today22 de maio de 2023 6

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%