G1 Santos

Cobertura vacinal em Santos está abaixo da meta do Ministério da Saúde

today10 de junho de 2022 23

Fundo
share close

Entre as crianças de até um ano, a média da cobertura vacinal é de 73,8%. Meta do Ministério da Saúde é de 95%.

A baixa vacinação preocupa as autoridades sanitárias de Santos, no litoral de São Paulo. — Foto: Rogerio Bomfim/Divulgação Prefeitura de Santos



A quantidade de pessoas que tomou as vacinas de rotina em Santos, no litoral de São Paulo, está abaixo da meta estipulada pelo Ministério da Saúde. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde de Santos, que divulgou dados nesta quinta-feira (9), o cenário preocupa já que pessoas não imunizadas contribuem para espalhar vírus e outros agentes transmissores de doenças.

Em Santos, segundo dados da Secretaria, entre as crianças de até um ano, a média da cobertura vacinal, considerando todos os imunizantes, é de 73,8%. A meta do Ministério da Saúde é de 95%.

A vacina contra a febre amarela foi aplicada em 60,6% dessa população-alvo, 74,5% tomaram a da meningite C, 76,1% a vacina da hepatite B, 77,7% a pneumocócica, 75% a poliomielite, 76,8% a do rotavírus humano e 76,1% a pentavalente (que protege contra difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e contra a bactéria haemophilus influenza tipo B).

Para as vacinas cujo esquema inicia a partir do primeiro ano de vida, a média também não é satisfatória. Em 2021, cerca de 78,2% tomaram a primeira dose contra sarampo, caxumba e rubéola e 75,8% contra a hepatite A.

Ainda segundo a Secretaria de Saúde, 27% das crianças estão em atraso para o início do esquema vacinal. Desta forma, de acordo com o órgão, a cobertura das doses seguintes fica comprometida no caso dos imunizantes que necessitam da aplicação de reforços meses ou anos depois.

A chefe do Departamento de Vigilância em Saúde, Ana Paula Valeiras explicou que doenças com baixa cobertura vacinal como poliomielite, hepatite e meningite podem voltar a circular entre a população com a baixa cobertura vacinal.

“Um exemplo claro é o sarampo, que já tínhamos o certificado de erradicação, mas, devido à baixa cobertura vacinal em 2018, voltou ao nosso município”, disse Ana, por meio de nota.

As vacinas estão disponíveis nas policlínicas, exceto a unidade Aparecida, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h.

VÍDEOS: Mais assistidos do g1 nos últimos 7 dias

Newsletter G1 Created with Sketch.

O que aconteceu hoje, diretamente no seu e-mail

As notícias que você não pode perder diretamente no seu e-mail.

Para se inscrever, entre ou crie uma Conta Globo gratuita.

Obrigado!

Você acaba de se inscrever na newsletter Resumo do dia.

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Santos.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

forum-inter-religioso-da-posse-ao-comite-gestor-e-diretoria-neste-sabado-(11)

Prefeitura de Guarujá

Fórum Inter-religioso dá posse ao comitê gestor e diretoria neste sábado (11)

Evento é aberto ao público e haverá apresentação cultural dos segmentos religiosos O Fórum Inter-religioso Municipal (FIRM) de Guarujá realiza neste sábado (11), a posse do comitê gestor e da nova diretoria. A solenidade acontece às 18h30, no Teatro Municipal Procópio Ferreira (Avenida Dom Pedro I, 350 – Jardim Tejereba) e é aberta ao público. Durante a cerimônia haverá apresentação cultural dos segmentos religiosos participantes da Igreja de Jesus Cristo […]

today10 de junho de 2022 41

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%