Uma cobra coral verdadeira (Micrutus altirostris) foi resgatada pela Guarda Civil Ambiental de São Vicente, no litoral de São Paulo. Segundo a prefeitura, a serpente venenosa foi encontrada por um morador no quintal da casa dele e colocada dentro de um balde.
O resgate aconteceu no domingo (23), na Avenida Newton Prado, no Morro dos Barbosas. De acordo com o município, o próprio morador acionou a guarda solicitando o resgate da cobra. A prefeitura informou que, por estar ativa e sem lesão aparente, ela foi solta em uma área de mata fechada.
A Guarda Civil Ambiental da cidade ressaltou, em nota, que não se deve alimentar, resgatar, perseguir ou capturar animais. O procedimento correto, segundo a prefeitura, é entrar em contato com equipes técnicas e especializadas. Para isso, estão disponíveis os telefones 153 ou (13) 3467-7434.
Ao g1, o biólogo Gabriel Salvatore afirmou que, no geral, “apesar das cobras corais verdadeiras terem o veneno mais perigoso das espécies que temos no Brasil, os acidentes envolvendo seres humanos estão entre os menores índices dentre elas [as serpentes]”.
O profissional acrescentou que esta é uma espécie de serpente considerada ‘tímida’, uma vez que o animal se esconde em vegetação rasteira e em buracos. “Em raras ocasiões elas atacam”, complementou.
“Em caso de mordida por ambas as espécies [coral verdadeira ou falsa], o recomendado é se dirigir imediatamente ao hospital ou posto de atendimento”, destacou o biólogo. “Caso aviste um animal desse tipo, não deve confiar em fotos para definir se é uma falsa coral e, por isso, deixar de ter cuidado. O correto é acionar imediatamente o Corpo de Bombeiros ou órgão municipal responsável”.
Morador colocou cobra coral verdadeira dentro de balde até a chegada da Guarda Civil Ambiental — Foto: Divulgação/Prefeitura de São Vicente
VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos
Todos os créditos desta notícia pertecem a
G1 Santos.
Por: G1
Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.
G1
Publicar comentários (0)