G1 Santos

Cobra venenosa assusta moradores ao aparecer em quintal de casa no litoral de SP; VÍDEO

today8 de fevereiro de 2024 8

Fundo
share close

Uma jararaca assustou moradores de Guarujá, no litoral de São Paulo, ao aparecer em uma casa no Jardim Las Palmas. O animal foi resgatado pelo Grupamento de Defesa Ambiental (GDA) da Guarda Civil Municipal (GCM) (assista acima).

A cobra venenosa foi vista no quintal da residência, onde também vive o cachorro da família. Os moradores acionaram o GDA informando que uma serpente tinha aparecido no local. Os guardas constataram se tratar de uma jararaca.

Segundo a Prefeitura de Guarujá, o animal já estava agressivo e demonstrou ainda mais agressividade no momento da captura. Apesar disso, a cobra foi resgatada e levada para uma área de mata no Morro do Icanhema.



Jararaca apareceu no quintal de uma casa em Guarujá (SP) — Foto: Prefeitura de Guarujá/Divulgação

Ao g1, o biólogo Bruno Lourenço, de 32 anos, explicou que a espécie é peçonhenta e comum na região da Baixada Santista. Por isso, a orientação é acionar o resgate ao se deparar com uma jararaca.

“Só vai acontecer o acidente caso a pessoa for mexer com ela e tentar manusear de forma errada, perturbar a serpente”, afirmou.

Segundo o biólogo, o animal é muito importante para o ecossistema no controle de pragas, pois se alimenta de ratos. Além disso, o veneno da cobra também é útil. “A indústria farmacêutica usa muito o veneno da jararaca na produção do captopril”, explicou.

Caso ocorra algum acidente, Bruno orienta a buscar atendimento médico. “Pode acontecer de aparecer inchaço no local da mordida, às vezes manchas arroxeadas no ferimento ou sangramento no ferimento. O indicado é procurar ajuda o mais rápido possível, não fazer o torniquete que o pessoal costuma fazer e não tentar chupar o veneno”, relatou o biólogo.

VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Santos.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

guaruja-tem-inscricoes-abertas-para-22-vagas-em-oficinas-culturais

Prefeitura de Guarujá

Guarujá tem inscrições abertas para 22 vagas em oficinas culturais

Munícipes terão acesso a aulas gratuitas de artesanato, crochê e coral A Prefeitura de Guarujá ainda tem inscrições abertas para 22 vagas em oficinas culturais gratuitas, oriundas do Projeto Cultura para Todos, coordenado pela Secretaria Municipal de Cultura (Secult). As inscrições começaram no dia 29 de janeiro e ainda há vagas para aulas de artesanato, crochê e coral. Os interessados podem se inscrever até o preenchimento das vagas. Para se […]

today8 de fevereiro de 2024 6

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%