G1 Santos

Colégio Santista celebra 120 anos de história com inauguração de memorial imersivo

today7 de abril de 2024 10

Fundo
share close

O tradicional colégio iniciou as atividades em 1904. Ao longo dos anos, o Santista formou diversas gerações nas mais variadas áreas de atuação, como o ex-governador de São Paulo, Mário Covas. A escola atendia apenas meninos até a década de 1970, quando as meninas também puderam frequentar a unidade (veja um pouco da história na reportagem em vídeo acima).

Em 2009, a escola foi passada para a gestão municipal. Desde então, o local passou a contar com atividades da educação integral, sendo conhecido como Centro de Atividades Integradas de Santos (Cais) e, em 2015, tornou-se UME Colégio Santista, recebendo os alunos em período integral.

Colégio Santista completa 120 anos de história — Foto: Raimundo Rosa/Prefeitura de Santos



O evento de inauguração do memorial aconteceu na última quinta-feira (4) e reuniu ex-alunos, ex-funcionários, autoridades e convidados. Entre os ex-alunos, está o ex-prefeito de Santos, João Paulo Papa, o deputado federal Paulo Alexandre Barbosa, a procuradora geral do município de Santos, Renata Arrais, o empresário Ângelo da Costa, o ator Nuno Leal Maia, entre outros.

O evento contou com uma exposição no pátio, a exibição de um documentário, produzido pelo Instituto Querô sobre a história da escolaAlém disso, teve uma apresentação musical dos alunos do 5º ano.

Rafael Fernandes representou a Província Marista Brasil Centro-Sul, grupo que fundou o Colégio, inspirado nas ideias do padre Marcelino Champagnat, canonizado em 1999 e considerado o padroeiro dos professores e da educação.

Colégio Santista celebra 120 anos de história com inauguração de memorial imersivo — Foto: Raimundo Rosa/Prefeitura de Santos

O Memorial, que homenageia um antigo funcionário da instituição, conta com 30m² e uma configuração que possibilita ao público se aproximar da história. O local conta com óculos de realidade aumentada, fotos e espaço para assistir a vídeos. Também é possível ver objetos antigos como carteiras, máquinas de escrever e uniformes.

Olivaldo de Jesus Antônio, conhecido ‘Vadico’, seguiu os passos do pai, homenageado como patrono do espaço. Ele trabalha no colégio desde 1968. A inspetora de alunos da unidade, Karime Moussalli, fez a pesquisa e produção de todos os arquivos para o acervo. Ela é historiadora, com mestrado pela Universidade de São Paulo.

Colégio Santista celebra 120 anos de história com inauguração de memorial imersivo — Foto: Raimundo Rosa/Prefeitura de Santos

“O Memorial é um espaço tecnológico e imersivo, com um ambiente acolhedor e recheado de boas memórias. Os interessados em conhecer o local e os nossos atuais alunos vão conseguir saber a dimensão da escola e a importância dela na vida de cada um”, disse a diretora da unidade, Liliane Rezende, por meio de nota divulgada pela prefeitura. Segundo ela, o ex-aluno Ângelo da Costa, que possibilitou a construção do Memorial.

O Memorial estará aberto para visitação externa todas as terças-feiras, mediante agendamento pelo e-mail agendamentos.memorial@santos.sp.gov.br.

Colégio Santista celebra 120 anos de história com inauguração de memorial imersivo — Foto: Raimundo Rosa/Prefeitura de Santos

VÍDEOS: g1 em 1 minuto Santos




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Santos.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

homem-envolvido-em-morte-de-turista-no-litoral-de-sp-e-localizado-por-tatuagem-na-cadeia;-crime-aconteceu-em-‘saidinha’;-video

G1 Santos

Homem envolvido em morte de turista no litoral de SP é localizado por tatuagem na cadeia; crime aconteceu em ‘saidinha’; VÍDEO

A Polícia Civil identificou Alvimar Pereira da Rocha, de 27 anos, como o segundo envolvido no assalto que terminou com a morte de um turista dentro de uma casa de veraneio em Itanhaém, no litoral de São Paulo. Segundo apurado pelo g1, o homem já estava na prisão quando foi reconhecido pelo crime, pois era condenado por roubo. Ele participou do latrocínio enquanto estava no benefício da saída temporária e, […]

today7 de abril de 2024 9

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%