G1 Mundo

Com ataques mútuos, conflito entre Israel e Irã finalmente sai das sombras

today19 de abril de 2024 5

Fundo
share close

As autoridades dizem que não houve ataque, e os meios de comunicação estatais publicaram fotos satíricas que mostram drones em miniatura.

Já autoridades dos Estados Unidos dizem que houve um ataque ao Irã — e isso levanta várias questões. Será que os militares da linha dura iraniana vão reagir? E Israel tem planos para lançar mais ataques?

Esta poderia ser uma tentativa do primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, de responder ao ataque sem precedentes de mísseis e drones do Irã no fim de semana passado, sem alienar o presidente dos EUA, Joe Biden (mais do que já o fez).



Biden pediu a Israel que não respondesse ao ataque aéreo do Irã.

Em meio a tensões com Israel, explosões são ouvidas no Irã

Em meio a tensões com Israel, explosões são ouvidas no Irã

O Reino Unido e outros aliados internacionais de Israel também apelaram à moderação por meio dos canais diplomáticos.

Se este ataque ao Irã for a extensão da resposta de Israel, questiona-se se ela será suficiente para satisfazer os generais mais antigos do gabinete de guerra de Netanyahu, que supostamente fizeram a pressão para o país lançar uma resposta.

Na opinião deles, era necessário um ataque amplo para restaurar a capacidade de Israel dissuadir os inimigos.

Os aliados da coligação ultranacionalista de Netanyahu também exigiram uma retaliação feroz. Um deles disse que os israelenses precisavam “ir à loucura”.

A melhor opção para a região, na opinião dos governos ocidentais, é que tanto o Irã quanto Israel ponham um fim às animosidades.

Os EUA pressionaram Israel para não tomar qualquer ação que pudesse engatilhar um conflito maior — Foto: Reuters

O mais recente surto de hostilidades começou com o ataque de Israel ao complexo diplomático iraniano em Damasco, que matou importantes figuras militares do país.

No entanto, mesmo que o episódio atual seja o fim desta crise, novos precedentes foram abertos.

O Irã atingiu Israel num ataque direto — e Israel por sua vez respondeu com um ataque direto.

Trata-se de uma mudança importante naquilo que é frequentemente descrito na região como as “regras do jogo”, que regem a longa história do conflito entre Irã e Israel.

A prolongada guerra clandestina entre os dois países parece ter finalmente saído das sombras.




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

agressoes-contra-estrangeiros-por-adolescentes-na-irlanda-estao-ficando-comuns,-diz-brasileiro-que-reagiu-a-ataque-a-facadas-em-2023

G1 Mundo

Agressões contra estrangeiros por adolescentes na Irlanda estão ficando comuns, diz brasileiro que reagiu a ataque a facadas em 2023

"Esses ataques são feitos, geralmente, por adolescentes. E, por serem menores de idade, a polícia trata muitas vezes como um ato de rebeldia e como algo normal para a idade, infelizmente", disse ao g1. "Esses jovens não têm nenhum conhecimento sobre a história da Irlanda. Não faz o menor sentido ser contra os imigrantes, já que a Irlanda tem uma rica história de imigração para vários outros países. Vale lembrar […]

today19 de abril de 2024 2

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%