Escola Municipal Professora Lúcia Flora dos Santos promoveu um questionário em que foram entrevistados estudantes do 1º ao 9º ano
Em meio ao Censo 2022, a Escola Municipal Professora Lúcia Flora dos Santos (Jardim Progresso) decidiu ensinar aos alunos de forma prática, como a pesquisa funciona. Por meio de um questionário, alunos do 9º ano entrevistaram ao longo dos meses de agosto e setembro, todas as salas do Ensino Fundamental I e II (1º ao 9º ano). Os resultados serviram de base para um trabalho em cartazes com os dados coletados de cada ano.
A iniciativa partiu da professora de matemática da unidade, Marta Menezes, que decidiu ensinar a importância da pesquisa. “O objetivo era aprender na prática o que é uma pesquisa amostral e censitária, levar informações às famílias sobre como funciona o censo, qual objetivo, além de tranquilizar a comunidade escolar sobre a presença dos recenseadores nas suas casas”, explicou.
Ao final das pesquisas, cada sala montou um cartaz com os dados coletados como escolaridade, quantidade de aparelhos eletrodomésticos em casa, locomoção até a escola, infraestrutura do bairro em que mora, entre outros aspectos. Os cartazes ficarão expostos nos corredores da unidade.
Henry Marcondes de Santana, estudante do 9º C, foi um dos encarregados de divulgar as perguntas e conta que a experiência foi excelente para o seu aprendizado. “Antes da pesquisa eu não sabia como tudo funcionava e, agora, eu entendo que não é algo simples, e sim, algo para aplicar melhorias no País e no nosso estado por meio das políticas públicas” afirmou
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