A 38º edição dos 10 KM Tribuna FM-Terracom reuniu, segundo a organização, 21 mil pessoas em Santos, no litoral de São Paulo, neste domingo (19). A prova é considerada a maior de 10 km no país nesta distância.
A prova em homenagem aos 130 anos do Jornal A Tribuna foi realizada em um percurso totalmente plano. A largada, que acontecia no Centro, foi realizada da Avenida Ana Costa, próximo da Rua Lucas Fortunato, no bairro Vila Mathias. Isso porque a região central está com diversas interdições devido às obras para instalação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT).
Os corredores cruzaram diversas avenidas da cidade, como Francisco Glicério, Afonso Pena e Coronel Joaquim Montenegro, até a chegada na Praça das Bandeiras, entre as avenidas Presidente Wilson e Ana Costa, no bairro Gonzaga.
Largada da prova ocorreu na Avenida Ana Costa, no Gonzaga, em Santos — Foto: Vanessa Rodrigues/A Tribuna Jornal
A corrida foi iniciada com a largada das pessoas com deficiência (PCD). Logo depois, começaram a correr os atletas da elite feminina e masculina e na sequência, as largadas em ondas dos amadores, a cada 10 minutos. No total, foram 11 largadas seguidas, garantindo muita movimentação. Os famosos pelotões, formados por empresas, clubes, academias e associações, também fizeram parte da festa.
A competição de rua é conhecida como a prova de 10 km mais rápida do Brasil. Para realizar a prova, além da organização, equipes da Polícia Militar, Secretaria Municipal de Esportes (Semes), Companhia de Engenharia de Tráfego (CET-Santos) e área médica foram mobilizadas.
Chegada da corrida aconteceu na Praça das Bandeiras, no bairro Gonzaga, em Santos (SP) — Foto: Mariane Rossi/g1
O queniano Reuben Longosiwa concluiu o percurso em 29min20s, e levou a medalha de ouro na categoria elite masculino. Wendel Jeronimo Souza, campeão no ano passado, ficou em segundo lugar com uma diferença de milésimos de segundos: 29min20s302. Fabio Jesus Correia ficou na terceira posição com 29min37s.
O queniano Reuben Longosiwa venceu a prova na elite masculina — Foto: Alexsander Ferraz/A Tribuna Jornal
Na categoria feminina, Kleidiane Barbosa Jardim atravessou a linha de chegada aos 34min16s e foi a campeã da prova. Rejane Ester Brito da Silva ocupou a segunda posição com 34min44s e Mariana Pontes Villa Luchezzi ficou em terceiro com 36min13s.
Kleidiane Barbosa Jardim foi a primeira a atravessar a linha de chegada entre as mulheres — Foto: Alexsander Ferraz/A Tribuna Jornal
Na categoria PCD feminina, a paratleta santista Vanessa Cristina foi a vencedora entre os cadeirantes. Na masculina, Rogério Lima venceu.
A 38º edição dos 10 KM Tribuna FM-Terracom aconteceu neste domingo (19) em Santos, SP — Foto: Vanessa Rodrigues/A Tribuna Jornal
VÍDEOS: g1 em 1 minuto Santos
Todos os créditos desta notícia pertecem a
G1 Santos.
Por: G1
Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.
G1
Publicar comentários (0)