G1 Mundo

Com voo cancelado após temporal, brasileiros ficam presos em aeroporto de Dubai: ‘Tivemos que dormir no chão’

today19 de abril de 2024 9

Fundo
share close

Um grupo de 43 brasileiros está preso no aeroporto internacional de Dubai, nos Emirados Árabes Unidos desde a madrugada de quinta-feira (18), após o temporal que castigou a região na terça-feira (16). O grupo, que é formado por cabeleireiros, foi ao país fazer um curso e tinham a passagem de volta marcada para a quinta, mas o voo foi adiado e eles tiveram que dormir no chão do aeroporto.

A cabelereira capixaba Simone Ferreira Temponi, de 50 anos, é uma das brasileiras do grupo. Ela contou que chegou no país com o marido e um amigo no dia 10 de abril e que o grupo está a mais de 24h sem ter um retorno da companhia aérea Emirates. O voo era direto para Guarulhos, São Paulo, e estava previsto para às 9h.

“Eles confirmaram nosso voo e fizemos check-in. Fomos para o portão de embarque e foram transferindo o voo para mais tarde a cada 30 minutos. Às 18h recolheram nossa passagem e na porta do avião não deixaram a gente entrar. Colocaram a gente em uma sala até as 22h e avisaram que o voo tinha sido cancelado e teríamos que sair. Tivemos que dormir no chão do aeroporto”, relatou Simone.



A cabelereira disse que entrou em contato com a agência que fez os trâmites da viagem para Dubai, mas que eles conseguiriam realocá-la apenas depois do dia 29, daqui há 10 dias. Ela não aceitou e aguarda o retorno da companhia aérea.

Grupo de 43 brasileiros fica preso em aeroporto de Dubai após temporal — Foto: Reprodução/Acervo pessoal

Em vídeos feitos pela capixaba é possível ver o grupo reunido no saguão do aeroporto conversando com um atendente da companhia. A sala está lotada e o grupo pede informações e questiona porque não foram levados para um hotel e o atendente pede calma.

Em outra imagem, alguns brasileiros aparecem em cima da cadeira do aeroporto batendo palmas pedindo uma solução.

A companhia aérea deu um voucher refeição para os passageiros, mas a capixaba relatou que como eles estão a mais de 24h no local, estão tendo que usar o dinheiro do próprio bolso para se alimentar.

Ainda na quinta-feira, o aeroporto internacional de Dubai registra diversos atrasos e cancelamentos pelo segundo dia seguido nesta quinta-feira (18). No dia da tempestade, um vídeo mostrou um avião andando na pista inundada do aeroporto.

O g1 entrou em contato com a companhia aérea para saber se já existe alguma previsão para os brasileiros voltarem para casa, mas ainda não teve nenhum retorno até a última atualização desta reportagem.

Grupo subiu em cima de cadeiras no aeroporto internacional de Dubai para pedir solução sobre cancelamento de voo — Foto: Reprodução

A capixaba de Vila Velha, Grande Vitória, também contou que ela e o grupo foram pegos de surpresa com a chuva.

“O curso foi apenas dois dias, o restante foi passeio. O primeiro andar do nosso hotel alagou e faltou água no dia seguinte. Também impossibilitou um dos passeios. Mas no dia seguinte a cidade funcionou normalmente. Com restrição apenas nas áreas que alagou. Me planejo há anos para viajar para Dubai, era meu sonho”, contou.

Dubai registrou uma chuva histórica nesta terça-feira (16) que levou a alagamentos e impactou até o aeroporto. O temporal já é considerado o mais intensa por lá em pelo menos 75 anos.

Meteorologistas locais levantaram a hipótese de que o temporal histórico em um país desértico tenha sido causado pela “chuva artificial” – técnica usada para conter a escassez de água.

Veja avião em pista alagada do aeroporto de Dubai

Veja avião em pista alagada do aeroporto de Dubai

No entanto, especialistas apontam que a causa mais provável da chuva no deserto tem a ver com as mudanças climáticas.

O temporal que caiu em Dubai acumulou em menos de 48 horas cerca de 142 milímetros de chuva – volume muito maior do que o esperado para um ano inteiro, que é de 94,7 milímetros.

Dilúvio inunda Dubai, nos Emirados Árabes

Dilúvio inunda Dubai, nos Emirados Árabes

Cerca de 80% da área terrestre dos Emirados Árabes Unidos, onde está Dubai, é desértica. Boa parte do pouco que costuma chover, apenas 100 milímetros por ano (para efeito de comparação, chove por ano 1.300 mm em média na cidade de São Paulo), acaba evaporando pelas altas temperaturas. Com isso, seu ecossistema é muito frágil.

VÍDEOS: tudo sobre o Espírito Santo




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

principe-harry-se-torna-oficialmente-morador-dos-eua;-ele-ja-vive-na-california-ha-cerca-de-4-anos

G1 Mundo

Príncipe Harry se torna oficialmente morador dos EUA; ele já vive na califórnia há cerca de 4 anos

O príncipe Harry, filho do rei Charles III e quinto na linha de sucessão ao trono britânico, e sua esposa, Meghan, passaram a morar oficialmente nos Estados Unidos. A informação foi confirmada pela empresa de viagens Travalyst Ldt, cujo casal é dono de 75% do negócio. A documentação informando o novo local de moradia foi recebida pela Companies House, agência governamental que supervisiona a constituição de empresas do Reino Unido, […]

today19 de abril de 2024 5

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%