Ales Bialiatski durante julgamento em Belarus — Foto: Vitaly PIVOVARCHIK / BELTA / AFP
O julgamento contra o ativista belarusso pró-democracia preso Ales Bialiatski, um dos ganhadores do Prêmio Nobel da Paz de 2022, começou na capital do país, nesta quinta-feira (5) – anunciou o principal grupo de defesa dos direitos humanos do país, o Centro Viasna, fundado por ele. Bialiatski pode pegar até 12 anos de prisão.
Nas redes sociais, a instituição disse que Bialiatski e seus colaboradores Valentin Stefanovich e Vladimir Labkovich estariam presentes no início do processo no tribunal de Minsk.
Bialiatski foi a quarta pessoa nos 121 anos de história dos Prêmios Nobel a receber o prêmio na prisão ou detenção.
O bielorussi Ales Bialiatski, vencedor do Prêmio Nobel da Paz de 2022. — Foto: Reuters
Recentemente os três vencedores do prêmio Nobel da Paz mais recente expuseram suas visões de um mundo mais justo e denunciaram a guerra do presidente russo, Vladimir Putin. Porém, Bialiatski não pôde enviar seu discurso por estar preso.
Ele compartilhou alguns pensamentos quando se encontrou na prisão com sua esposa, Natallia Pinchuk, que falou em seu nome na cerimônia de premiação.
Nas declarações feitas por sua esposa, ele classificou Lukashenko como uma ferramenta de Putin, dizendo que o líder russo está tentando estabelecer seu domínio nas ex-terras soviéticas.
Publicar comentários (0)