G1 Mundo

Começa julgamento contra belarusso Bialiatski, vencedor do prêmio Nobel da Paz 2022

today6 de janeiro de 2023 10

Fundo
share close

Bialiatski foi a quarta pessoa nos 121 anos de história dos Prêmios Nobel a receber o prêmio preso ou detido. Ele pode pegar até 12 anos de prisão.


Ales Bialiatski durante julgamento em Belarus — Foto: Vitaly PIVOVARCHIK / BELTA / AFP



O julgamento contra o ativista belarusso pró-democracia preso Ales Bialiatski, um dos ganhadores do Prêmio Nobel da Paz de 2022, começou na capital do país, nesta quinta-feira (5) – anunciou o principal grupo de defesa dos direitos humanos do país, o Centro Viasna, fundado por ele. Bialiatski pode pegar até 12 anos de prisão.

Nas redes sociais, a instituição disse que Bialiatski e seus colaboradores Valentin Stefanovich e Vladimir Labkovich estariam presentes no início do processo no tribunal de Minsk.

Bialiatski foi a quarta pessoa nos 121 anos de história dos Prêmios Nobel a receber o prêmio na prisão ou detenção.

O bielorussi Ales Bialiatski, vencedor do Prêmio Nobel da Paz de 2022. — Foto: Reuters

Recentemente os três vencedores do prêmio Nobel da Paz mais recente expuseram suas visões de um mundo mais justo e denunciaram a guerra do presidente russo, Vladimir Putin. Porém, Bialiatski não pôde enviar seu discurso por estar preso.

Ele compartilhou alguns pensamentos quando se encontrou na prisão com sua esposa, Natallia Pinchuk, que falou em seu nome na cerimônia de premiação.

Nas declarações feitas por sua esposa, ele classificou Lukashenko como uma ferramenta de Putin, dizendo que o líder russo está tentando estabelecer seu domínio nas ex-terras soviéticas.

Newsletter G1 Created with Sketch.

O que aconteceu hoje, diretamente no seu e-mail

As notícias que você não pode perder diretamente no seu e-mail.

Para se inscrever, entre ou crie uma Conta Globo gratuita.

Obrigado!

Você acaba de se inscrever na newsletter Resumo do dia.

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

5-verdades-pelas-quais-o-socialismo-nao-e-cristao

Pleno News

5 verdades pelas quais o socialismo não é cristão

Lawrence Maximo - 06/01/2023 19h00 Kleber Lucas e Leonardo Gonçalves na posse de Lula Foto: Arquivo pessoal Antes das eleições, escrevi o artigo Alexandre de Moraes, o “anjo da morte” da democracia descrevendo o cenário horripilante no Brasil, a decomposição da democracia e a consolidação da juristocracia. Não se tratava simplesmente de impedir a reeleição do ex-presidente Bolsonaro, mas de destruir sistematicamente qualquer possibilidade de resistência à implantação do socialismo/comunismo […]

today6 de janeiro de 2023 44

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%