Prefeitura de Guarujá

Complexo Regulador Municipal de Saúde garantirá maior eficiência na gestão de leitos SUS

today16 de janeiro de 2024 9

Fundo
share close

Prefeitura inaugurou a primeira fase do Complexo no dia 12, responsável pela regulação dos leitos de urgência e emergência na rede municipal

Garantir que os leitos do Sistema Único de Saúde (SUS) sejam ocupados por pacientes que realmente necessitem, conforme seu quadro clínico. Esse é um dos objetivos da primeira fase do Complexo Regulador Municipal de Saúde, estrutura inaugurada pela Prefeitura de Guarujá, no último dia 12. A entrega desta fase do Complexo integrou a programação em homenagem ao Dia de Santo Amaro, padroeiro da Cidade, celebrado no último dia 15.

Esta etapa, que funciona em uma sala cedida pelo Hospital Santo Amaro (HSA), é responsável pelo gerenciamento da regulação dos leitos de urgência e emergência da rede municipal. A iniciativa é da Secretaria de Saúde (Sesau).

O prefeito de Guarujá, o médico falou que o Complexo Regulador é a renovação da regulação no Município. “Teremos um melhor ordenamento, otimização, a partir do encaminhamento do paciente feito de forma mais transparente, ágil, com um serviço mais moderno”. Ele acrescentou a importância da iniciativa já que o Município tem mais de 80% da população usuária do SUS, além da temporada de verão vigente.

Agora, a Prefeitura conta com software cedido pela Secretaria Estadual de Saúde na gestão dos leitos e utilizado pela Central de Regulação de Oferta de Serviços de Saúde (Cross). Com isso, o Município tem maior autonomia na gestão dos leitos. Antes, o serviço funcionava com plantões médicos à distância.



O Complexo é formado por médicos reguladores, enfermeiros e funcionários administrativos contratados para atuar 24 horas, em escala de revezamento. Os profissionais assistem e regulam as vagas na rede de urgência e emergência do Sistema Único de Saúde (SUS), além de auxiliar na avaliação dos casos de transferências para a Rede Hospitalar Municipal e Regional.

Também é possível verificar se o paciente possui convênio médico realizando a transferência para serviços da rede particular da qual o paciente tenha acesso. Com a implantação do Complexo Regulador, a capacidade de agendamento pela central de vagas da rede será ampliada, otimizando a oferta de consultas e exames especializados.

“O Complexo Regulador identifica o leito que de fato poderá salvar a vida daquele paciente, a partir de uma avaliação totalmente clínica. Esse fator está relacionado a um dos princípios do SUS, que é o de garantir à população, o acesso e a universalização a este que é o maior plano de saúde público”, explica o secretário de Saúde de Guarujá.

A inauguração da primeira fase do Complexo contou com a presença da diretora regional de saúde (DRS IV), Patrícia Amorim; a diretora de regulação estadual na Baixada, Adriana Guida; e dos diretores do Hospital, Michele Cardoso (administrativa), e técnico da Unidade de Terapia Intensiva (UTI), Guilhermo Bahamonde.

Próximas etapas

O Complexo prevê ainda outras duas etapas: a Regulação Ambulatorial, e também, uma Unidade de Avaliação, Auditoria e Contratualização. Essas fases complementares serão entregues posteriormente. O Complexo Regulador fica responsável pela articulação de vagas hospitalares no Município e serviços de referência, gerenciamento de consultas e exames especializados na rede municipal de saúde, além da auditoria de contratos de prestadores de serviços.




Todos os créditos desta notícia pertecem a Prefeitura de Guarujá.

Por: Geilton Junior

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

guaruja-amplia-150-atendimentos-diarios-a-criancas-e-adolescentes-com-tea

Prefeitura de Guarujá

Guarujá amplia 150 atendimentos diários a crianças e adolescentes com TEA

Nova clínica oferecerá serviços como hidroterapia e neuropediatria Guarujá celebrou a Festa de Santo Amaro, seu padroeiro, com programação especial. O Santo, que dá nome à ilha onde o Município está situado, é conhecido por ter caminhado sobre as águas. A importância do elemento aquático para a vida humana é reconhecida pelo guarujaense Alexandre Moreira. Trabalhador portuário e surfista, ele tem um filho com o Transtorno do Espectro Autista (TEA) e acredita […]

today16 de janeiro de 2024 8

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%