G1 Mundo

Condenação de Trump passa a ditar o ritmo da campanha

today31 de maio de 2024 8

Fundo
share close

A condenação, a cinco meses das eleições, passa a ditar o ritmo da campanha. O impacto inicial se refletiu num e-mail para angariar fundos em que o candidato apela: “Sou um prisioneiro político!”.

E nas palavras de Trump, que se vitimizou, ao deixar o tribunal, definindo-se como “um homem muito inocente”, e esbravejou contra o veredicto: “Este foi um julgamento fraudado e vergonhoso. O verdadeiro veredicto será dado pelo povo em 5 de novembro, e todos sabem o que aconteceu aqui”.

Analistas da Fox News corroboraram a ladainha do candidato republicano. “Nós caímos de um precipício”, disse a âncora Jeanine Pirro, ao enumerar erros no caso.



Há ainda um caminho tortuoso nesta condenação. Os advogados de defesa devem recorrer da decisão, e o juiz Juan Merchan deverá determinar a sentença no dia 11 de julho, quatro dias antes do início da convenção do Partido Republicano, em Milwaukee, Wisconsin.

Espera-se, até lá, que o ex-presidente e seus aliados intensifiquem o trabalho para semear dúvidas sobre a condenação e usar a narrativa de vitimização, como já vêm fazendo desde que o julgamento começou. E que seu principal concorrente, o presidente Joe Biden, fixe, por repetição, a marca de condenado em Trump.

Durante as audiências, figuras proeminentes do Partido Republicano desfilaram pelo tribunal para desqualificar as acusações e prestar solidariedade ao ex-presidente. O próprio

Trump transformou o cercadinho na parte externa do tribunal de Nova York em palanque, repetindo duas vezes por dia a sua ladainha de acusações.

As pesquisas sugerem que o veredito inédito na condenação de um ex-presidente terá pouca influência no voto do eleitor-raiz de Trump; dificilmente, ele mudará de ideia. Mas numa eleição disputada, como esta, o rótulo de criminoso deverá pesar entre os indecisos.




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

Notícias

Trump vai ser preso? Ele ainda pode ser presidente? Veja perguntas e respostas

A decisão do júri, anunciada nesta quinta-feira (30) em Nova York, foi unânime, e o ex-presidente, que é candidato novamente neste ano, foi declarado culpado em todas as 34 acusações. Veja abaixo perguntas e respostas sobre o caso. O juiz do caso, Juan Merchan, ainda vai determinar a pena. A decisão deve sair em 11 de julho. Na pior das hipóteses, Trump pode pegar 4 anos de prisão. No entanto, analistas dos EUA afirmam que é pouco provável que o […]

today31 de maio de 2024 7

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%