Prefeitura de Guarujá

Conferência discute melhorias e fortalecimento da segurança alimentar

today24 de julho de 2023 10

share close

Encontro teve como tema ‘Erradicar a fome e garantir direitos com Comida de Verdade, Democracia e Equidade’

Mais de 120 pessoas compareceram a 4ª Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional, na última sexta-feira (21), em Guarujá. O objetivo foi discutir propostas para a superação das desigualdades e políticas públicas que assegurem produção, abastecimento e acesso à alimentação. O encontro aconteceu na Câmara Municipal e foi organizado pelo Conselho Municipal de Segurança Alimentar (Consea) em parceria com a Prefeitura de Guarujá.

“A insegurança alimentar se agravou no contexto pós-pandemia. Com o olhar atento a essa realidade, a Prefeitura tem investido, por ano, R$ 4,5 milhões em restaurantes populares e Bom Prato para amenizar a situação. Pretendemos ampliar ainda mais a oferta de alimentação, por meio dos restaurantes móveis”, afirmou o secretário de Desenvolvimento e Assistência Social.

Durante a reunião, foram apresentadas as políticas de segurança alimentar realizadas em Guarujá, que possui três restaurantes populares, sendo dois administrados pelo Município e um pelo Estado, que servem refeições por R$ 1,00. Também foram expostos projetos como Feira de Cidadania, Caminhão Sabor e Renda, Caminhão do Peixe, Viva Leite, Horta Orgânica, entre outros.

Já a diretora do Conselho de Segurança Alimentar de São Paulo (Consea/SP), Adriana Reis, fez um panorama da situação da fome no Brasil e a necessidade de estratégias eficazes para que a alimentação chegue a quem mais precisa.



Eixos Norteadores

Foram discutidos três eixos: desafios e soluções para se obter uma segurança alimentar soberana; políticas públicas que possam garantir os direitos humanos à alimentação adequada e tentativas de promover participação da sociedade de forma solidária.

Das plenárias, foram extraídas cinco propostas para cada eixo a nível Municipal, Estadual e Federal. Na ocasião, Guarujá elegeu 30 delegados para a conferência regional, que será realizada no final de agosto, em Praia Grande. Segundo a organização, será a maior representatividade da Baixada Santista.

A iniciativa contou ainda com a participação da presidente do Conselho Regional de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável, Benedita Aparecida Marqueti; do vice-presidente do Consea-Guarujá e secretário-adjunto de Comunicação e Relações Sociais, da diretora do Conselho de Segurança Alimentar de São Paulo (Consea/SP), Adriana Reis, além dos servidores públicos e usuários dos equipamentos de segurança alimentar.




Todos os créditos desta notícia pertecem a Prefeitura de Guarujá.

Por: Geilton Junior

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

Prefeitura de Guarujá

Romu captura indivíduo por furto a uma adega

Homem comprou dois mil em mercadorias com cartão falso, tentou fugir, mas foi encontrado pela GCM A equipe de Ronda Ostensiva Municipal (Romu), grupamento especializado da Guarda Civil Municipal (GCM) foi acionada na tarde do último domingo (23), para atender uma ocorrência de furto a uma adega, no bairro Santo Antônio. Um homem em um veículo branco, sem placas, comprou dois mil em mercadorias com cartão falso. De posse das informações do indivíduo, os agentes iniciaram o patrulhamento e encontram […]

today24 de julho de 2023 13

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%