Gospel Prime

Conheça as Serras mais lindas do Jalapão

today29 de novembro de 2022 18

Fundo
share close

Antes de mais nada, saiba que as Serras Gerais ficam dentro do Jalapão. Dessa forma, você pode partir das seguintes cidades para chegar aos pontos turísticos da serra: Ponte Alta e Pindorama que você chegará as Serras Gerais.

Então, para que você possa fazer um roteiro dos locais que você quer visitar, a agência Diego Tour traz os principais locais que você não pode deixar de visitar. Sendo assim, as serras é uma das maiores do país, logo apenas no Tocantins, essa região abrange cerca de oito municípios tocantinenses.

Entre os principais municípios estão: Natividade, Aurora do Tocantins, Almas e Dianópolis, que abrigam cachoeiras, praias fluviais, rios, cavernas, grutas, cânions, mirantes e um riquíssimo bioma do cerrado. Além das paisagens naturais,você vai poder conferir muitos atrativos culturais e históricos da região.

Conjugado com o ponto turístico

Dessa forma, o conjugado entre as Serras Gerais e o Parque do Jalapão ficam próximos, é tanto que os turistas costumam confundir os pontos turísticos de ambos. Mas, a distância entre as Serras Gerais e o Jalapão é pequena, em cerca de quatro horas de viagem de Mateiros até Dianópolis você consegue chegar nas Serras.

Além de uma distância super pequena, faz com que valha muito a pena explorar ainda mais atrações e passeios da Serra Gerais.Então, se você for visitar o Jalapão é uma ótima oportunidade para você estender a sua viagem. Desta forma, visitando ambos os destinos, você vai fazer uma viagem de até sete dias ou mais.



Menor rio do país

Agora que você já sabe onde ficam as Serras Gerais e como chegar até lá, saiba que esse lugar possui o menor rio do Brasil. O Rio Azuis fica localizado às margens da estrada dos municípios de Aurora do Tocantins e Taguatinga.

Esse rio é considerado não apenas o menor rio do Brasil, mas também da América Latina e o terceiro menor do mundo, isso de acordo com o Guinness Book. Tendo apenas 147 metros de extensão, realmente é um rio pequeno.

Mas, não desanime, pois embora seja um rio pequeno em relação ao tamanho, ele é muito grandioso quando se trata de suas belezas naturais. Logo, o Rio Azuis possui águas cristalinas em um tom azul-esverdeado, onde você poderá ver diversos peixinhos nadando. E não para por aqui, você também vai ver vários tipos de pedras no solo, de modo que forma um cenário deslumbrante que convida a tomar um banho relaxante.

Cânion que tem quedas d’água ao mesmo tempo 

O Cânion é outro atrativo que chama muito atenção dos turistas, isso porque esse local possui quatro quedas d’água ao mesmo tempo. Isto é, são quatro pequenas cachoeiras que caem do alto do Cânion.

Esse lugar possui uma paisagem encantadora e de rara beleza, sendo chamado de Cânion Encantado. Ele impressiona devido possuir paredões rochosos com mais de 70 metros de altura, sendo uma das mais altas do Tocantins. A água que cai formam uma pequena piscina natural e um córrego em sua base em que os turistas podem aproveitar para se refrescar do calor e do cansaço da trilha que percorreram.

Para chegar no local, você vai precisar percorrer uma trilha, caminhando por cerca de duas horas. Mas vale muito a pena, pois no final você é recompensado com uma linda paisagem.

Cachoeiras incríveis

Tendo conhecido o Cânion Encantado, entre os pontos turísticos das Serras Gerais estão as diversas cachoeiras que esse local tem a oferecer. Nessa região você vai poder apreciar cachoeiras de todos os tipos, desde as mais pequenas até as mais grandes, mas todas possuem uma beleza impressionante. 

Entre as cachoeiras mais visitadas e bonitas da serra está a Cachoeira do Registro que fica localizada no município de Taguatinga. Essa cachoeira possui uma queda de 45 metros de altura, a partir dessa queda se forma um pequeno, mas belíssimo lago com águas cristalinas que você pode mergulhar.

diferente das outras cachoeiras, essa você não pode acessar a parte debaixo da cachoeira, isso porque a força da água pode ser perigosa. Mas, só a vista da margem já é muito bonita e você poderá tirar lindas fotos para ficar de recordação.

Lagoa de águas milagrosas

Outro lugar que você não pode deixar de conhecer enquanto estiver nas Serras Gerais é a Lagoa Bonita. Esse lago recebe esse nome devido a uma lenda que existe na região de que as águas da Lagoa Bonita, além de serem extremamente cristalinas em um tom azul, são também milagrosas tendo o poder de curar ferimentos, dores e doenças.

Para que isso aconteça, basta que você tome um banho nela que você ficará curado. Suas águas claras fazem com que essa lagoa seja uma das mais bonitas das Serras Gerais. 

Paisagens ilustres

Além de todos esses lugares que já foram citados até aqui, as Serras Gerais ainda tem mais a oferecer. Se você quer ser surpreendido, então você está no lugar certo, as Serras Gerais possui alguns cenários encantadores e únicos.

Entre esses locais está a Cidade das Pedras, que fica localizada próxima ao município de Almas, então se você estiver hospedado nessa cidade é uma ótima oportunidade. Esse lugar é formado por torres de diversos tamanhos rochosas de arenito que foram esculpidas ao longo dos anos pela ação da natureza, por causa da sua forma é semelhante à silhueta de uma cidade com edifícios.

Conta com mais de 50 cavernas para visitas

Por fim, outro ponto turístico que chama muita atenção dos visitantes e que você precisa ir são as cavernas e grutas das Serras Gerais. Ao total são mais de 50, sendo que a maioria estão localizadas nos municípios de Dianópolis e Aurora do Tocantins.

A boa notícia é que todas as cavernas ficam abertas para visitação, mas uma das mais bonitas e visitadas é a gruta do Vale Encantado. Essa gruta fica na travessia que você vai fazer para chegar no Cânion Encantado, sendo bem parecido com um portal devido a sua imensa rocha que tem um buraco esculpido pelas águas de uma cascata da Cachoeira da Ré. Com todas essas dicas da agência Diego Tour você poderá aproveitar as belezas das Serras Gerais.

Você pode conhecer este lindo lugar fazendo sua reserva através de uma agência.




Todos os créditos desta notícia pertecem a Gospel Prime.

Por: Redacao

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

viagem-de-fim-de-ano:-conheca-os-destinos-mais-atrativos

Gospel Prime

Viagem de fim de ano: conheça os destinos mais atrativos

Qual pessoa não gosta de uma boa viagem? A viagem de fim de ano é ainda mais especial para as pessoas, pois é o momento perfeito de renovar os desejos de ano novo, passar mais tempo com a família e recarregar as energias. Portanto, nada melhor do que conhecer os destinos mais atrativos deste período. Com a pandemia imposta pelo coronavírus, a escolha deste destino envolve algumas questões importantes, isso […]

today29 de novembro de 2022 21

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%