G1 Mundo

Conheça o economista Santiago Peña, de 44 anos, o novo presidente do Paraguai

today30 de abril de 2023 10

Fundo
share close

Peña é um economista com formação nos Estados Unidos e uma passagem pelo Fundo Monetário Internacional —ele foi trabalhar no FMI aos 30 anos.

Ele foi ministro da Fazenda do Paraguai durante o governo de Horácio Cartes (2013 a 2018) e, durante seu tempo no ministério, filiou-se ao Partido Colorado, o mais tradicional do Paraguai.

Cartes foi condenado na Justiça e deve ser extraditado dos EUA para o Paraguai. Durante a campanha, Peña teve que dar explicações sobre seu antigo chefe.



O atual presidente, Mario Abdo Benítez, também é do Partido Colorado, mas os dois não são aliados próximos.

Peña foi pai adolescente, ele teve um filho aos 17 anos, quando ainda estava na escola. Ele ainda é casado com Leticia Ocampo, com quem teve um outro filho.

O presidente eleito teve que começar a carreira cedo.

Ele é graduado pela Universidad Católica Nuestra Señora de Asunción, do Paraguai, e conseguiu um trabalho no Banco Central do país. Depois disso, foi fazer uma pós na universidade de Columbia, nos EUA, e então arrumou um emprego no FMI. Ele trabalhou no departamento do FMI para a África.

Depois de voltar do trabalho no FMI, ele incialmente voltou Banco Central do Paraguai. Depois, entre 2015 e 2017, tornou-se ministro da Fazenda do país e, quando acabou o governo de Cartes, ele foi trabalhar no banco do antigo chefe.

Essa é a segunda vez que ele se candidatou: em 2018, ele perdeu as primárias do Partido Colorado para o atual presidente, Mario Abdo Benítez.

O Partido Colorado domina a política paraguaia desde a década de 1950, mas recentemente a popularidade do partido está em baixa por uma economia em desaceleração e acusações de corrupção.

Veja abaixo um vídeo da véspera das eleições.

Eleição no Paraguai tem disputa acirrada pela Presidência

Eleição no Paraguai tem disputa acirrada pela Presidência




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

santiago-pena,-de-44-anos,-vence-eleicoes-no-paraguai

G1 Mundo

Santiago Peña, de 44 anos, vence eleições no Paraguai

Com 99,89 % das urnas apuradas, o resultado é o seguinte: Santiago Peña: 42,74 %Efraín Alegre: 27,48 %Payo Cubas: 22,92 % As informações são da Justiça Eleitoral do país. Mesmo antes da definição, quando a apuração apontava a liderança do vencedor, o atual presidente, Mario Abdo Benitez, do mesmo Partido Colorado de Peña, afirmou em uma rede social que seu colega tinha sido eleito. O jornal "ABC Color" afirma que […]

today30 de abril de 2023 4

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%