G1 Mundo

Conselho de Segurança da ONU aprova envio de força internacional ao Haiti

today3 de outubro de 2023 9

Fundo
share close

O Conselho de Segurança da ONU decidiu, nesta segunda-feira (2), enviar uma missão internacional para o Haiti, liderada pelo Quênia, que era solicitada desde o ano passado pelo país caribenho, assolado pela violência criminal.

A resolução, aprovada com 13 votos a favor e duas abstenções, também impõe um embargo de armas leves, que até então só era aplicado aos líderes de gangues criminosas.

A resposta ao pedido do Haiti foi atrasada pela dificuldade de encontrar um país que liderasse a missão de segurança. O Quênia se prontificou em julho, com a promessa de enviar mil policiais à nação. As Bahamas prometeram mandar 150. Jamaica e Antígua e Barbuda também desejam enviar ajuda.



Embora não esteja destacando tropas, os EUA esperam fornecer 100 milhões de dólares para apoiar a missão internacional, com assistência logística e financeira, afirmou o secretário de Estado norte-americano, Antony Blinken, no mês passado.

Diversos países têm mostrado cautela em apoiar o governo do primeiro-ministro não eleito Ariel Henry, que afirmou não poder realizar eleições com a atual insegurança no país. O Haiti não tem qualquer representante eleito desde janeiro.

Militares brasileiros que participam da missão de paz da ONU no Haiti voltam para casa

Militares brasileiros que participam da missão de paz da ONU no Haiti voltam para casa

Forças de paz da ONU foram ao Haiti em 2004, após uma rebelião ter derrubado o então presidente, Jean-Bertrand Aristide. A missão se retirou em 2017 e foi substituída pela polícia da ONU, que deixou a nação em 2019.




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

terremoto-de-magnitude-4-e-registrado-em-napoles,-na-italia

G1 Mundo

Terremoto de magnitude 4 é registrado em Nápoles, na Itália

Segundo a agência Ansa, algumas pessoas saíram de casa e foram para as ruas após o tremor. Um terremoto de magnitude 4 foi registrado em Nápoles, na Itália, nesta segunda-feira (2). Segundo a agência Ansa, algumas pessoas saíram de casa e foram para as ruas após o tremor. Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!

today3 de outubro de 2023 5

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%