G1 Santos

Conselho do Governo Federal publica resolução que revoga privatização da administração do Porto de Santos

today5 de dezembro de 2023

Fundo
share close

Com a queda da resolução nº 246, de 2022, afora o Porto de Santos também não serão privatizadas as administrações dos portos de São Sebastião e da Bahia no Programa Nacional de Desestatização (PND).

A nova resolução nº 291 propõe à presidência da República a qualificação do terminal SSB01 — que prevê a movimentação de carga geral, multipropósito — e a exclusão do Porto Organizado de São Sebastião do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI) e do PND.

Apesar das mudanças, ainda estão autorizadas a concessão parcial dos acessos ao Porto de Santos, e ligação seca entre Santos e Guarujá via túnel sob o canal aquaviário.



O CPPI recomenda à presidência que o Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) executem, construam e acompanhem as medidas de concessão parcial.

O Ministério de Portos e Aeroportos segue na competência para coordenar e monitorar as medidas de concessão, incluindo a validação dos produtos parciais e finais dos estudos a serem conduzidos pelo BNDES.

“A retirada do programa de privatização e a delegação de competência atribuída ao Porto de Santos nos impõem o dever e o desafio de demonstrarmos que uma empresa pública pode ser eficiente”, afirmou o presidente da Autoridade Portuária de Santos, Anderson Pomini.

Em outubro deste ano, o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, anunciou o fim do Programa de Parcerias de Investimento (PPI) que previa a privatização do Porto de Santos, no litoral de São Paulo, durante visita à cidade.

A proposta de entregar o controle do Porto de Santos à iniciativa privada foi motivo de divergências entre ministros do governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

O então ministro dos Portos e Aeroportos Márcio França (PSB) mostrou-se contrário à privatização ou à concessão da gestão do porto a um grupo privado. Já o ministro da Casa Civil, Rui Costa, principal responsável pelo PPI, afirmou que nada estava descartado.

Em janeiro, a defesa da privatização do porto foi um dos principais assuntos da reunião entre Lula e o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), no Palácio do Planalto. Rui Costa e o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, além do secretário da Casa Civil de São Paulo, Gilberto Kassab, estavam na reunião.

Tarcísio pediu a Lula que considerasse levar adiante a entrega do porto à iniciativa privada. O modelo de concessão foi desenhado pela equipe de Tarcísio quando ele ocupava o Ministério da Infraestrutura. A modelagem está em análise pelo Tribunal de Contas da União, uma das últimas etapas antes do leilão.

VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Santos.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

vigilante-vira-papai-noel-e-faz-a-alegria-da-criancada-em-escola-de-guaruja

Prefeitura de Guarujá

Vigilante vira Papai Noel e faz a alegria da criançada em escola de Guarujá

Unidade municipal Catarina de Oliveira Salgado proporcionou um dia de aula com presentes, apresentações musicais e muitas fotos Em Guarujá, a Escola Municipal Catarina de Oliveira Salgado, no bairro Cidade Atlântica, transformou o seu guarda patrimonial em Papai Noel e começou dezembro com uma visita especial para cerca de 350 crianças matriculadas. A sexta-feira (1°) foi marcada pelos períodos matutino e vespertino recheados de presentes, apresentações musicais e registros fotográficos. O […]

today5 de dezembro de 2023

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%