G1 Santos

Considerado raríssimo, peixe-elefante é achado sem querer por pescador em SP; FOTOS

today10 de junho de 2022 9

Fundo
share close

Animal marinho, que não é comum em praias do Brasil porque vive no fundo do mar, apareceu morto na praia do Ocian, em Praia Grande.

Peixe-elefante foi encontrado, na última quarta-feira (8), na praia do Ocian em Praia Grande, no litoral de São Paulo — Foto: Instituto Biopesca/Divulgação



Um peixe-elefante (Callorhinchus callorhynchus) foi encontrado morto por um pescador na praia do Ocian em Praia Grande, no litoral de São Paulo. Segundo apurado pelo g1 nesta sexta-feira (10), o animal é considerado extremamente raro e não é comum em praias brasileiras porque vive no fundo do mar e raramente sobe até a superfície.

O pescador Sandro Gomes entregou o peixe-elefante ao Instituto Biopesca após encontrá-lo sem vida. Segundo o Instituto, Gomes é parceiro do trabalho de monitoramento de capturas acidentais realizado pelo Laboratório de Biologia e Conservação de Organismos Pelágicos (Labcop) da Universidade Estadual Paulista (Unesp).

Peixe-elefante é encontrado morto, na última quarta-feira (8), em Praia Grande, no litoral de São Paulo — Foto: Instituto Biopesca/Divulgação

Segundo apurado pelo g1, a causa da morte do animal não ficou evidente e o Instituto Biopesca afirmou que não tem dados suficientes para explicar o aparecimento da espécie na superfície.

Ao g1, o biólogo do Instituto Biopesca, Itálo Bini, disse que o peixe-elefante possui um espinho na nadadeira dorsal que é móvel, mas que não oferece risco para as pessoas. A espécie é uma quimera, animal que pertence a um grupo de peixes cartilaginosos, os chondrichtchyes, o mesmo de raias e de tubarões.

“Assim como tubarões e as raias, essa espécie tem um esqueleto cartilaginoso. O espinho móvel e esse indivíduo, em especial, tem um focinho com uma probóscide, uma característica semelhante à uma tromba”, disse.

Segundo o biólogo, a espécie vive em profundidades em torno de 170 metros, mas há registros de ocorrência em profundidades maiores, de 481 metros. Por isso, a aparição é rara porque essa espécie habita regiões mais profundas.

Raro no Brasil, peixe-elefante é encontrado por pescador na praia do Ocian em Praia Grande, SP — Foto: Instituto Biopesca/Divulgação

No Brasil, o peixe-elefante se distribui entre a costa do Rio de Janeiro até a do Rio Grande do Sul, Uruguai, Argentina, Chile e Peru. De acordo com a União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais (IUCN), ele está classificado como ameaçado de extinção.

“O achado desse animal pode gerar diversas pesquisas, dependendo das análises realizadas. No momento, ela está sendo estudada pela Unesp, universidade parceira do Instituto Biopesca e, posteriormente, deverá integrar uma coleção zoológica”, finalizou.

VÍDEOS: Mais assistidos do g1 nos últimos 7 dias

Newsletter G1 Created with Sketch.

O que aconteceu hoje, diretamente no seu e-mail

As notícias que você não pode perder diretamente no seu e-mail.

Para se inscrever, entre ou crie uma Conta Globo gratuita.

Obrigado!

Você acaba de se inscrever na newsletter Resumo do dia.

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Santos.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

programa-cidade-legal-ja-atendeu-65-mil-com-titulos-de-regularizacao-fundiaria

Prefeitura de Guarujá

Programa Cidade legal já atendeu 65 mil com títulos de regularização fundiária

Informação é do secretário de Estado da Habitação, Flávio Amary, durante participação no 5° Conexidades, em Guarujá, cidade onde o Programa Cidade Legal já regularizou 2.729 lotes – a maioria no bairro Morrinhos 3 O Programa Cidade Legal, do governo estadual, que acelera e desburocratiza o processo de regularização fundiária, sem custo aos municípios e aos moradores, foi o tema, na última quinta-feira (9), do painel Habitação, conduzido pelo secretário […]

today10 de junho de 2022 8

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%