Prefeitura de Guarujá

Contribuintes podem pedir isenção de IPTU para 2024 até esta quinta-feira (31)

today30 de agosto de 2023 1

Fundo
share close

Benefício está disponível para aposentados, pensionistas, pessoas com deficiência, entre outros; munícipes residentes em áreas de feiras livres ganham 50% de desconto no IPTU

A Prefeitura de Guarujá recebe pedidos de isenção do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) para 2024 até esta quinta-feira (31). O benefício é concedido para aposentados, pensionistas, pessoas com deficiência (física ou intelectual), ex-combatentes, pessoas com mais de 65 anos, além de clubes e entidades de assistência social. Já para munícipes que residam em área onde são montadas as feiras livres, é concedido desconto de 50% no imposto.

De acordo com a Secretaria Municipal de Finanças (Sefin), a porcentagem de desconto de isenção concedida é de acordo com a proporção de propriedade que o requerente tem no imóvel. Se ele é dono de 30% do imóvel, terá 30% de isenção, por exemplo. Entretanto, deve-se observar que a isenção é de IPTU e não envolve a taxa de remoção de lixo.

Para ter direito ao benefício, é necessário que o contribuinte possua renda de até cinco salários mínimos, um único imóvel e nele resida, além de não ter débitos com a Prefeitura de Guarujá, até a data do pedido de isenção.

O contribuinte que se enquadra no perfil pode fazer a solicitação, portando a documentação necessária, na Sefin, por meio da Coordenação de Receitas Territoriais – Sala 11, que fica no Paço Municipal Raphael Vitiello (Avenida Santos Dumont, 640 – Santo Antônio), das 9 às 16 horas; ou na Unidade de Atendimento ao Contribuinte, na Rua Cunhambebe, 500 – Jardim Cunhambebe, em Vicente de Carvalho, das 10 às 16 horas.



No caso de desconto no IPTU para munícipes que residam em área de feira livre, é preciso comprovar a localização do imóvel e nele residir.

Entidades

Já para isenção às entidades assistenciais e desportivas, o munícipe precisa cumprir os seguintes critérios: não distribuir seu patrimônio ou rendas, a qualquer título; aplicar seus recursos na manutenção das finalidades essenciais na instituição, no Brasil; utilizar o imóvel conforme as atividades essenciais da instituição; manter documentação fiscal e estar adimplente com o Município até a data do pedido.

Para entidades religiosas, será concedida Imunidade Tributária, desde que apresente titularidade do imóvel e que utilize esse mesmo imóvel conforme atividades essenciais.




Todos os créditos desta notícia pertecem a Prefeitura de Guarujá.

Por: Nathan Santos Bottene

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

prefeitura-de-guaruja-decreta-luto-oficial-pela-perda-do-ex-vereador-ituo-sato

Prefeitura de Guarujá

Prefeitura de Guarujá decreta luto oficial pela perda do ex-vereador Ituo Sato

A Prefeitura de Guarujá decretou luto oficial de três dias pelo falecimento do médico e ex-vereador Ituo Sato, aos 72 anos, em decorrência de um câncer, na manhã desta quarta-feira (30). O Decreto Municipal 15.718/2023 foi publicado no Diário Oficial de Guarujá desta quinta-feira (31) e entra em vigor a partir desta data. O ex-vereador Ituo Sato atuou na Câmara Municipal por três mandatos consecutivos: 2001/2004, 2005/2008 e 2009/2012. Em reverência […]

today30 de agosto de 2023 10

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%