Prefeitura de Guarujá

Coral e releituras marcam atividades da Semana de Arte Moderna na E.M. 1º de Maio

today18 de agosto de 2022 10

Fundo
share close

Atividade acontece nas escolas municipais de ensino fundamental II, em comemoração ao centenário da manifestação artístico-cultural que ocorreu no Teatro Municipal de São Paulo, em 1922

 Os alunos da Escola Técnica Municipal 1° de Maio (Jardim Boa Esperança) promoveram uma exposição em comemoração aos 100 anos da Semana da Arte Moderna. O evento aconteceu no último dia 16, com os alunos do 6° ao 9° ano, dos períodos da manhã e tarde. A iniciativa é da Prefeitura de Guarujá, por meio da Secretaria de Educação (Seduc).

Ao longo do ano de 2022, todas as escolas municipais de Guarujá dedicaram uma semana em homenagem ao centenário. Cada uma se dedicou a relembrar obras dois artistas, das áreas da literatura, música, pintura e escultura.

Através de um sorteio, a Escola Municipal 1° de Maio ficou com o escritor Sérgio Milliet e o músico Heitor Villa-Lobos. No entanto, também ficou em aberto aos alunos, a opção de homenagear outros artistas da época.

As apresentações envolveram os alunos do 6° e 8° ano, que formaram um coral, cantando composições de Villa-Lobos, além de outras canções mais atuais e eruditas. A sala de aula também foi palco para outras manifestações artísticas, e nos corredores da escola, quadros de pinturas de artistas da época foram expostos.



A aluna do 9° ano, Giovana Pereira França, de 15 anos, se destacou nas pinturas ao fazer releituras de quadros dos renomados artistas Di Cavalcanti, Anita Malfatti e Tarsila do Amaral, como referência à Semana da Arte Moderna de 1922. Ela levou uma semana para concluir os trabalhos finalizados na madrugada anterior à exposição. “Foi difícil encontrar as cores mais próximas possíveis da original, mas no final deu tudo certo”.

Já no período da tarde, as turmas de 9° ano fizeram uma dramatização que consistiu em uma entrevista com Anita Malfatti. A intenção foi se aprofundar ainda mais na vida de uma das mais importantes artistas plásticas da história do Brasil.

As apresentações aconteceriam somente na última terça-feira. Porém, em prol do conhecimento, a orientadora educacional da E.M. 1º de Maio, Cristina Marques, não descarta novos dias de demonstração. “Queremos planejar outro dia de atividades, para que possamos envolver ainda mais os alunos neste tema tão importante para a história da arte e da cultura em nosso País”.




Todos os créditos desta notícia pertecem a Prefeitura de Guarujá.

Por: Tiphany

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

perfuracao-em-cano-causa-vazamento-de-gas-natural-e-assusta-moradores-em-santos,-sp;-video

G1 Santos

Perfuração em cano causa vazamento de gás natural e assusta moradores em Santos, SP; VÍDEO

Vazamento ocorreu, na manhã desta quinta-feira (18), durante obra na rede de energia entre as ruas Oswaldo Cruz e Dr. Bias Bueno. Vazamento de gás assusta moradores no bairro Boqueirão, em Santos Um vazamento de gás natural assustou os moradores do bairro Boqueirão, em Santos, no litoral de São Paulo, na manhã desta quinta-feira (18). Segundo o Corpo de Bombeiros, o cano de gás foi perfurado durante uma obra na […]

today18 de agosto de 2022 14

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%