G1 Mundo

Coreia do Norte anula todos os acordos de cooperação econômica com a Coreia do Sul

today8 de fevereiro de 2024 6

Fundo
share close

Entre as leis abolidas está uma que regulamentava a operação turística no Monte Kumgang, que fica no lado norte-coreano.

As excursões à montanha eram um dos símbolos da cooperação econômica iniciada durante um período de engajamento entre as duas Coreias no início dos anos 2000. Cerca de 2 milhões de sul-coreanos visitaram o local.

O projeto acabou em 2008 após um turista sul-coreano entrar em uma zona restrita e ser morto por guardas norte-coreanos.



A Coreia do Norte disse que, agora, considera os vizinhos do Sul como inimigos de guerra. No ano passado, Pyongyang já havia interrompido um pacto militar de 2018 para reduzir as tensões na região de fronteira.

Em uma entrevista, o presidente sul-coreano, Yoon Suk-yeol chamou a mudança na política da Coreia do Norte de “extraordinária”.

“O que não mudou é que o Norte tentou, por mais de 70 anos, nos transformar em comunistas e, ao fazer isso, percebeu que suas armas convencionais eram insuficientes, então passou a desenvolver armas nucleares para nos ameaçar”, disse ele.

Yoon, que tem adotado uma linha dura contra Pyongyang, disse que continua aberto ao diálogo com a Coreia do Norte, até mesmo para uma reunião com o líder norte-coreano, Kim Jong-un.

Desde que assumiu o poder em 2011, Kim pressionou a Coreia do Norte a desenvolver armas nucleares e mísseis balísticos de vários alcances, aumentando a tensão com a Coreia do Sul e os Estados Unidos.

Entre as leis abolidas está uma que regulamentava a operação turística no Monte Kumgang, que fica no lado norte-coreano.

VÍDEOS: mais assistidos do g1




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

suprema-corte-tem-sessao-nesta-quinta-feira-em-que-futuro-de-trump-nas-eleicoes-pode-ser-decidido

G1 Mundo

Suprema Corte tem sessão nesta quinta-feira em que futuro de Trump nas eleições pode ser decidido

Na sessão desta quinta-feira, os juízes deverão ouvir os argumentos do caso. O processo chegou à Suprema Corte porque os advogados de Trump recorreram de uma decisão da Justiça do estado do Colorado. Donald Trump perdeu as eleições presidenciais de 2020 para Joe Biden, mas ele se recusou a aceitar o resultado. No dia 6 de janeiro de 2021, Trump ainda era presidente e, em Washington DC, ele fez um […]

today8 de fevereiro de 2024 4

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%