G1 Mundo

Coreia do Norte dispara míssil balístico à leste da península coreana; Japão entra em alerta

today13 de abril de 2023 10

Fundo
share close

A Coreia do Norte disparou um míssil no mar ao largo da costa leste da península coreana, disse o Estado-Maior Conjunto da Coreia do Sul na quinta-feira (13), horário local. Segundo o governo japonês, o projétil parece ter caído no oceano.

As autoridades do Japão chegaram a emitir um alerta pedindo para que os moradores de Hokkaido, principal ilha do país, buscassem abrigo, pois o míssil poderia cair na região. As aeronaves que voavam no espaço aéreo japonês também foram avisadas para procederem com cautela.

Alguns minutos depois, a inteligência do Japão retirou o alerta e informou que o projétil parece ter caído no mar.



O lançamento ocorre dois dias depois que a mídia estatal norte-coreana KCNA informou que o líder Kim Jong-un pediu o fortalecimento da dissuasão de guerra do país de uma maneira “mais prática e ofensiva” para conter o que chamou de movimentos de agressão dos Estados Unidos.

A Coreia do Norte criticou a recente série de exercícios militares conjuntos dos EUA e com a Coreia do Sul.

Mísseis “não operacionais”

Washington duvida das capacidades de produção militar do regime norte-coreano. De acordo com o texto atribuído ao Pentágono, “é improvável que a Coreia do Norte seja capaz de equipar todos os seus lançadores com mísseis operacionais (…) devido a restrições de recursos”, referindo-se às sanções internacionais e ao isolamento do país desde o início da pandemia.




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

documentos-vazados-do-pentagono-afirmam-que-misseis-norte-coreanos-“nao-estao-operacionais”

G1 Mundo

Documentos vazados do Pentágono afirmam que mísseis norte-coreanos “não estão operacionais”

Pyongyang jamais havia exibido tantos mísseis balísticos intercontinentais como em 8 de fevereiro de 2023. Mas, de acordo com documentos do Pentágono, alguns deles "não estão operacionais".  Durante um grande desfile militar comemorando o 75º aniversário do Exército do Povo Coreano, 11 mísseis Hwasong 17 foram exibidos em frente a Kim Jong-un e sua filha, Kim Ju-ae. Esses sistemas de armas, teoricamente capazes de atingir todo o território americano, seriam […]

today13 de abril de 2023 10

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%