A Coreia do Norte disparou um míssil no mar ao largo da costa leste da península coreana, disse o Estado-Maior Conjunto da Coreia do Sul na quinta-feira (13), horário local. Segundo o governo japonês, o projétil parece ter caído no oceano.
As autoridades do Japão chegaram a emitir um alerta pedindo para que os moradores de Hokkaido, principal ilha do país, buscassem abrigo, pois o míssil poderia cair na região. As aeronaves que voavam no espaço aéreo japonês também foram avisadas para procederem com cautela.
Alguns minutos depois, a inteligência do Japão retirou o alerta e informou que o projétil parece ter caído no mar.
O lançamento ocorre dois dias depois que a mídia estatal norte-coreana KCNA informou que o líder Kim Jong-un pediu o fortalecimento da dissuasão de guerra do país de uma maneira “mais prática e ofensiva” para conter o que chamou de movimentos de agressão dos Estados Unidos.
A Coreia do Norte criticou a recente série de exercícios militares conjuntos dos EUA e com a Coreia do Sul.
Mísseis “não operacionais”
Washington duvida das capacidades de produção militar do regime norte-coreano. De acordo com o texto atribuído ao Pentágono, “é improvável que a Coreia do Norte seja capaz de equipar todos os seus lançadores com mísseis operacionais (…) devido a restrições de recursos”, referindo-se às sanções internacionais e ao isolamento do país desde o início da pandemia.
Todos os créditos desta notícia pertecem a
G1 Mundo.
Por: G1
Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.
Publicar comentários (0)