G1 Mundo

Coreia do Norte testa novo míssil com capacidade para atingir os EUA

today19 de dezembro de 2023 6

Fundo
share close

A Coreia do Norte disse na terça-feira (19), segunda-feira no horário de Brasília, que lançou um míssil balístico intercontinental (ICBM) Hwasong-18 no dia anterior como parte de um exercício militar. O objetivo do procedimento era confirmar a prontidão para a guerra de sua força de dissuasão nuclear diante da crescente hostilidade por parte dos Estados Unidos, informou a agência de notícias estatal KCNA.

O líder do país, Kim Jong Un, assistiu ao lançamento do ICBM. Segundo a KCNA, o projétil atingiu a altitude de 6.518 km, voando 1.002 km e atingindo com precisão o alvo pretendido.

A Coreia do Sul e o Japão disseram na segunda-feira que o Norte disparou um ICBM com alcance para atingir qualquer lugar nos Estados Unidos. Os sul-coreanos disseram que o míssil era um ICBM Hwasong-18 de combustível sólido e o projétil seguiu uma trajetória acentuada, caindo no mar a oeste de Hokkaido, a principal ilha japonesa.



Kim disse que o lançamento envia “um sinal claro às forças hostis, que alimentaram a sua imprudente histeria de confronto militar” contra o Norte ao longo do ano.

A agência disse que o exercício “demonstrou a vontade da RPDC [República Popular Democrática da Coreia] de uma resposta mais dura e a sua força esmagadora”.

O lançamento ocorreu após os norte-coreanos condenarem uma demonstração de força militar dos EUA, incluindo a chegada de um porta-aviões e um submarino com propulsão nuclear à Coreia do Sul.

Horas depois, os Estados Unidos, o Japão e a Coreia do Sul disseram que ativaram totalmente um sistema para detectar e avaliar os lançamentos de mísseis da Coreia do Norte em tempo real e conduzir mais exercícios militares trilaterais.

Míssil Hwasong-18 testado pela Coreia do Norte — Foto: KCNA/Reuters




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

terremoto-no-noroeste-da-china-mata-118-pessoas

G1 Mundo

Terremoto no noroeste da China mata 118 pessoas

Pelo menos 118 pessoas morreram e 397 ficaram feridas em um terremoto que atingiu a província de Gansu, no noroeste da China, informou a agência de notícias oficial Xinhua nesta terça-feira (19), pelo horário local — noite de segunda-feira (18) em Brasília. O sismo de magnitude 6,1 causou danos significativos, incluindo o desmoronamento de casas, e fez com que as pessoas saíssem correndo pelas ruas, reportou a agência, que acrescentou […]

today19 de dezembro de 2023 1

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%