G1 Mundo

Coreia do Sul suspende acordo com a Coreia do Norte e retomará atividades militares na fronteira

today4 de junho de 2024 13

Fundo
share close

Acordo firmado em 2018 reduziu tensões entre os dois países. Com a suspensão do pacto, Coreia do Sul planeja fazer exercícios militares e reativar alto-falantes na Linha de Demarcação Militar.




Coreia do Norte volta a lançar balões carregados de lixo contra Coreia do Sul

Coreia do Norte volta a lançar balões carregados de lixo contra Coreia do Sul

A Coreia do Sul anunciou que suspendeu completamente um pacto militar firmado com a Coreia do Norte em 2018 para reduzir tensões na região de fronteira. Nesta terça-feira (4), o Exército da Coreia do Sul afirmou que irá retomar todas as atividades militares ao longo da linha que separa os países.

O acordo militar de 2018, assinado em um período de relações diplomáticas menos complicadas entre os dois países, tinha como objetivo reduzir as tensões na península e evitar uma escalada militar acidental, em particular ao longo da fronteira militarizada.

Segundo a agência de notícias estatal Yonhap, o presidente da Coreia do Sul, Yoon Suk-yeol, assinou uma moção que suspende totalmente o pacto de 2018. O governo justificou que a medida é legítima por considerar as “provocações contínuas” da Coreia do Norte como uma ameaça.

Na prática, de acordo com a Yonhap, a suspensão do acordo permitirá que a Coreia do Sul faça exercícios militares perto da Linha de Demarcação Militar entre os dois países.

Além disso, alto-falantes direcionados ao Norte com propaganda sul-coreana serão reativados. Esses equipamentos costumam transmitir músicas de k-pop, notícias e críticas ao governo de Kim Jong-un.

Parte do acordo entre as duas Coreias já havia sido suspenso pelo Sul em novembro de 2023, quando o regime norte-coreano lançou um satélite espião.

Coreia do Sul com lixo espalhado nas ruas, enviado supostamente pela Coreia do Norte — Foto: Ministério da Defesa da Coreia do Sul/AFP

VÍDEOS: mais assistidos do g1




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

independente-ou-‘fantoche’?-o-desafio-da-futura-presidente-do-mexico-de-se-diferenciar-de-amlo

G1 Mundo

Independente ou ‘fantoche’? O desafio da futura presidente do México de se diferenciar de AMLO

Ela, com uma mente científica, levou-as para todo o lado; quase sempre de tecido, com estampa de flores. Ele, por outro lado, parecia estar sem máscara, em parte por ceticismo, em parte porque sofreu uma infecção precoce e já se acreditava imune. E eles posaram na mesma foto. E os mexicanos se perguntaram se haveria uma ruptura. Mas a chefe do governo da capital foi clara: "Eles não vão encontrar […]

today4 de junho de 2024 5

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%