G1 Santos

Corregedoria afasta PMs investigados em execução de bandido desarmado e MP pede a prisão dos agentes

today12 de dezembro de 2022 30

Fundo
share close

Os policiais denunciados pelo MPSP são: Paulo Ricardo da Silva, Israel Morais Pereira de Souza, Diego Nascimento de Sousa e Eduardo Pereira Maciel. Os dois primeiros são apontados como os executores de Kaique de Souza Passos, enquanto os demais citados por tentar matar Vitor Hugo Paixão Coutinho, de 19 anos, com três disparos.

A prisão dos quatro denunciados se faz necessária para garantia da ordem pública, tendo em vista a gravidade em concreto dos fatos que lhe são imputados”, consta em denúncia assinada pelas promotoras de justiça substitutas, Nayane Cioffi Batagini e Mariana da Fonseca Piccinini.

De acordo com o MPSP, o pedido de prisão se justifica com base nos relatos de testemunhas, laudos juntados no processo, além das imagens captadas pelas câmeras usadas pelos policiais. “[Os policiais são] autores dos gravíssimos delitos ora apurados. Dessa forma, os elementos coletados até o momento são bastantes e suficientes para dar lastro à persecução penal [detenção]”.



Kaique foi morto mesmo sem estar armado e oferecer resistência. Situação foi revelada por câmeras usadas por policiais, segundo a Corregedoria da PM — Foto: Reprodução/Câmeras da PM

Quando inocentou os policiais, o MPSP não tinha tido acesso às imagens das câmeras, que ao serem analisadas, revelaram, segundo a Corregedoria e nova denúncia do Ministério Público, a execução de Kaique de Souza Passos, que faria 25 anos no último domingo (11). Ele foi morto com sete tiros, mesmo após ter aparecido nas imagens com os braços erguidos, em sinal de rendição.

Ainda de acordo com a corregedoria, os policiais, no momento dos disparos, obstruíram as lentes das câmeras e simularam uma eventual agressão de Kaique, que sequer estava armado. Ao final, segundo a acusação, um simulacro [arma de brinquedo] teria sido colocado em posse do bandido.

Corregedoria acusa policiais militares de executar um suspeito desarmado e já dominado

Corregedoria acusa policiais militares de executar um suspeito desarmado e já dominado

Antes da morte de Kaique, os PMs haviam rendido um dos bandidos, de 33 anos, em uma passarela – este foi preso sem ferimentos.

Entretanto, um outro envolvido no assalto à casa em Bertioga, de 19 anos, que havia sido atingido por um disparo durante a perseguição, e abordado sem oferecer resistência, foi baleado novamente por um dos PMs no peito.

A situação, conforme o MPSP, é investigada como tentativa de homicídio. Durante a ação, para evitar registrar o disparo, um dos policiais presentes na abordagem correu em direção oposta aos fatos.

Policial civil Eduardo Diogo Cardoso Brazzolin foi morto por um PM em frente ao DP Sede de Guarujá delegacia. — Foto: Arquivo Pessoal

Envolvidos na morte de um policial

Na ocasião, Brazzolin havia ido à delegacia com um dos filhos para interceder na prisão de um amigo do rapaz, que havia sido conduzido ao DP Sede pelos policiais militares sob a alegação de estar armado e fazendo gestos obscenos na direção da viatura.

Ao g1, à época dos fatos, o filho de Brazzolin, negou a versão dos PMs. Ele havia contado que os policiais estavam passando a todo momento em frente a um restaurante em que estava com o amigo, e que ambos decidiram deixar o local, cada um em um veículo.

Naquele momento, segundo o rapaz, os dois foram abordados. Ele contou que os agentes, ao tomarem conhecimento de que era filho de Brazzolin, ameaçaram o pai dele de morte. Na sequência prenderam o amigo e o conduziram à delegacia.

Quando soube pelo filho o que havia ocorrido, o policial civil se deslocou ao DP, onde, de acordo com o filho, começou uma discussão, que resultou na morte de Brazzolin.

VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Santos.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

prefeitura-entrega-areninha-esportiva-nesta-terca-feira

Prefeitura de Guarujá

Prefeitura entrega Areninha Esportiva nesta terça-feira

Instalada na Vila Áurea, em Vicente de Carvalho, a Areninha contemplará gratuitamente adeptos do futebol society e do basquetebol 3×3; o equipamento conta ainda com iluminação LED e arquibancada O bairro Vila Áurea, em Vicente de Carvalho, está sendo contemplado com um dos mais modernos equipamentos esportivos da atualidade –  a Areninha Esportiva. Situado na Praça Padre Cícero Romão (Praça dos Idosos), entre os cruzamentos das avenidas Jesus Castro e Luciano […]

today12 de dezembro de 2022 10

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%