G1 Mundo

Corte Internacional de Justiça anuncia audiências públicas sobre assentamentos de Israel na Cisjordânia

today23 de outubro de 2023 3

Fundo
share close

Esta será a primeira vez que o Tribunal internacional vai deliberar sobre o assunto (leia mais abaixo). O parecer é um pedido feito em dezembro pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) à Corte.

As audiências começarão em fevereiro do ano que vem, segundo o tribunal.

Em comunicado, a Corte de Haia não detalhou quem será ouvido nas audiências, mas disse que o principal foco da investigação serão os assentamentos judeus na Cisjordâniaespécies de bairros construídos pelo governo de Israel e habitados principalmente por judeus ortodoxos que a ONU e a maioria dos países do mundo consideram ilegais.



Atualmente, há cerca de 150 deles, que abrigam aproximadamente 650 mil israelenses, a grande maioria deles judeus ortodoxos.

No plano inicial da ONU de partilha de região entre judeus e palestinos, a Cisjordânia faria parte do Estado Árabe. Mas Israel tomou militarmente o território em 1967, durante a Guerra dos Seis Dias, e construiu na região residências para judeus, concentradas nesses assentamentos.

Em junho deste ano, atendendo a demandas de um ministro da extrema direita, com quem fez aliança para governar, o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, autorizou novas construções dentro da Cisjordânia.

A nova leva de casas gerou uma série de protestos e ataques com pedras, além de lançamento de foguetes a moradores dos assentamentos.

Foi em Jenin, segundo Israel, que foram planejados esses atendados.

A ação foi a maior de Israel na Cisjordânia dos últimos 20 anos e deixou 12 mortos.

Entenda conflito na Cisjordânia

Entenda conflito na Cisjordânia




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

lula-e-putin-conversam-por-telefone-sobre-conflitos-na-ucrania-e-no-oriente-medio,-diz-planalto

G1 Mundo

Lula e Putin conversam por telefone sobre conflitos na Ucrânia e no Oriente Médio, diz Planalto

De acordo com o Planalto, Lula relatou a Putin a situação dos brasileiros que aguardam para deixar a Faixa de Gaza. O líder brasileiro reforçou a necessidade da criação de um corredor humanitário pelo Egito que permita a saída dos estrangeiros e a entrada de remédios, água e alimentos no local. Ainda de acordo com nota do Planalto, Lula e Putin concordaram sobre a necessidade de pôr fim aos bombardeios […]

today23 de outubro de 2023 2

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%