Prefeitura de Guarujá

Creche da Vila Edna explora cultura dos países com atividades sobre a Copa do Mundo

today24 de novembro de 2022 115

Fundo
share close

Iniciativa envolve as 220 crianças matriculadas na Unidade

Em Guarujá, as crianças do Núcleo de Educação Infantil Conveniado (Neic) Normalena Cavalcante Santos (na Vila Edna) estão explorando a cultura de diversos países. Em alusão à Copa do Mundo, os pequenos trabalham aspectos como culinária, dança, meio de transporte, entre outras curiosidades.

A iniciativa teve início em 1º de novembro e prossegue até dezembro envolvendo as 220 crianças matriculadas na Unidade. Os países trabalhados são: Brasil, Japão, Itália, México, Argentina, Marrocos, Portugal, Espanha e Estados Unidos.

Na ação, as crianças são divididas por turmas e em espaços temáticos que representam um país. Um dos destaques foi um pequeno vulcão feito com massinha em referência à Itália e que recebe uma pequena mistura de vinagre e bicarbonato de sódio proporcionando o efeito de erupção. Teve pizza também.

No espaço criado para o Japão, as crianças aprenderam sobre a culinária oriental: o que é hashi, molheira, shoyu e sobre o consumo do arroz. Já sobre Portugal, por meio de um ferrorama, aprendem que o trem é o meio de transporte mais utilizado lá.



Outro país que as crianças gostaram de conhecer foi a Espanha. Em uma atividade culinária, elas aprenderam como preparar uma tortilla, um dos pratos típicos do país. Para isso, as crianças usaram alimentos fornecidos na própria merenda como: ovo, batata e cebola. A atividade é composta ainda por uma exposição produzida com desenhos, colagens e pinturas de cada nacionalidade.

Para explorar a cultura do Brasil foram realizadas diversas ações. Além de pintura da bandeira, as crianças capricharam nos trabalhos em explorar o País do Futebol. Farão ainda atividades que abordam a variedade de ritmos brasileiros, entre eles o axé, forró, funk, samba, sertanejo e frevo.

Segundo a diretora pedagógica do Neic, Bárbara dos Santos Quintas, a ação fez com que os pequenos levassem o que aprenderam para casa. “Eles já saiam da creche fazendo o cumprimento japonês ou falando mama mia”, comentou.

A proposta visa estimular as crianças a descobrirem as curiosidades e costumes de alguns países enfatizando a cultura brasileira. “Além disso, as atividades possibilitam às crianças descobrir curiosidades dos países, proporciona vivências que construam memórias afetivas e possibilitam o contato com a cultura escrita e estimulam a oralidade por meio das rodas de conversa”.




Todos os créditos desta notícia pertecem a Prefeitura de Guarujá.

Por: Tiphany

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

apos-onda-de-violencia,-secretario-de-seguranca-publica-se-reune-com-autoridades-no-litoral-de-sp-e-diz-que-nao-antecipara-operacao-verao

G1 Santos

Após onda de violência, secretário de Segurança Pública se reúne com autoridades no litoral de SP e diz que não antecipará Operação Verão

O secretário de Segurança Pública, João Camilo Pires de Campos, esteve na Prefeitura de São Vicente, nesta quinta-feira (23), para discutir medidas de combate a criminalidade na região. Nas últimas semanas, uma onda de saques a estabelecimentos comerciais foi registrada em Santos e São Vicente, no litoral de São Paulo, causando preocupação na população. Segundo ele, a Operação Verão não será antecipada por conta dessa onda de casos policiais na […]

today24 de novembro de 2022 11

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%