Iniciativa envolve as 220 crianças matriculadas na Unidade
Em Guarujá, as crianças do Núcleo de Educação Infantil Conveniado (Neic) Normalena Cavalcante Santos (na Vila Edna) estão explorando a cultura de diversos países. Em alusão à Copa do Mundo, os pequenos trabalham aspectos como culinária, dança, meio de transporte, entre outras curiosidades.
A iniciativa teve início em 1º de novembro e prossegue até dezembro envolvendo as 220 crianças matriculadas na Unidade. Os países trabalhados são: Brasil, Japão, Itália, México, Argentina, Marrocos, Portugal, Espanha e Estados Unidos.
Na ação, as crianças são divididas por turmas e em espaços temáticos que representam um país. Um dos destaques foi um pequeno vulcão feito com massinha em referência à Itália e que recebe uma pequena mistura de vinagre e bicarbonato de sódio proporcionando o efeito de erupção. Teve pizza também.
No espaço criado para o Japão, as crianças aprenderam sobre a culinária oriental: o que é hashi, molheira, shoyu e sobre o consumo do arroz. Já sobre Portugal, por meio de um ferrorama, aprendem que o trem é o meio de transporte mais utilizado lá.
Outro país que as crianças gostaram de conhecer foi a Espanha. Em uma atividade culinária, elas aprenderam como preparar uma tortilla, um dos pratos típicos do país. Para isso, as crianças usaram alimentos fornecidos na própria merenda como: ovo, batata e cebola. A atividade é composta ainda por uma exposição produzida com desenhos, colagens e pinturas de cada nacionalidade.
Para explorar a cultura do Brasil foram realizadas diversas ações. Além de pintura da bandeira, as crianças capricharam nos trabalhos em explorar o País do Futebol. Farão ainda atividades que abordam a variedade de ritmos brasileiros, entre eles o axé, forró, funk, samba, sertanejo e frevo.
Segundo a diretora pedagógica do Neic, Bárbara dos Santos Quintas, a ação fez com que os pequenos levassem o que aprenderam para casa. “Eles já saiam da creche fazendo o cumprimento japonês ou falando mama mia”, comentou.
A proposta visa estimular as crianças a descobrirem as curiosidades e costumes de alguns países enfatizando a cultura brasileira. “Além disso, as atividades possibilitam às crianças descobrir curiosidades dos países, proporciona vivências que construam memórias afetivas e possibilitam o contato com a cultura escrita e estimulam a oralidade por meio das rodas de conversa”.
Publicar comentários (0)