G1 Santos

Creche promove eleição das frutas com campanha eleitoral e leva crianças às urnas para votação

today19 de outubro de 2022 72

Fundo
share close

Crianças de uma creche em São Vicente, no litoral de São Paulo, estão vivenciando o período eleitoral no ambiente escolar com direito a título de eleitor, campanha e votação. A ideia das professoras surgiu após notarem que os alunos imitavam alguns candidatos. As crianças de unidade podem votar em candidatos super saudáveis como Abacaxi, a Banana e o Morango e, assim, aprendem como funciona o processo eleitoral.

O Projeto Eleições é desenvolvido com as crianças da creche El Shaday, localizada no Parque São Vicente. Ao g1, a coordenadora de assuntos pedagógicos, Fabiana Madureira, disse que a ideia surgiu para explicar, desde cedo, como funciona um processo eleitoral.

“Nós percebemos que eles imitavam alguns candidatos em forma de brincadeira porque todo aprendizado na Educação Infantil é sempre muito leve, de uma forma lúdica e prazerosa. A gente acredita que, através das brincadeiras, a gente constrói um verdadeiro aprendizado, aquele que vai ficar mesmo”, disse.

A ideia foi organizar um projeto que proporcionasse os alunos participarem de todo o processo eleitoral desde a campanha, com competições de cartazes e propagandas. Cada sala escolheu a fruta de sua preferência para as eleições. Todos candidatos tinham grandes qualidades nutricionais.

“Pensamos em cores, mas as frutas são muito mais interessantes por conta da experimentação, da vivência que eles têm. Na creche, a gente incluiu culinária junto. Então, eles fizeram bolo de abacaxi, mousse de morango, fizeram sucos, vitaminas”, explica Fabiana.



Eleição de frutas em creche de São Vicente é realizada para proporcionar ambiente eleitoral às crianças — Foto: Prefeitura de São Vicente/Divulgação

Além de também experimentarem as frutas in natura, a pedagoga explicou que as crianças iam nas outras salas para fazer a campanha eleitoral deles e incentivar outros colegas a fazer a experimentação. “E o convencimento é a partir do que aquela fruta pode causar de benefício ao organismo quando consumido”.

A comunidade também se envolveu no projeto. Os pais, por exemplo, participaram em alguns momentos como a pesquisa ‘Varejob’ para saber quais são as frutas mais consumidas em casa.

“Estão construindo título eleitoral, tem uma urna de brincadeira e a cédula para fazer a votação. O berçário defende o morango, o maternal 1 a banana e o maternal 2 o abacaxi”.

A eleição para escolha da fruta vencedora ocorrerá no dia 21 de outubro e, segundo a coordenadora, na ocasião será liberada a boca de urna. “Algumas crianças vão ficar na parte da frente recebendo os pais com algumas frutas, fazendo uma última tentativa [de conseguir votos], dessa forma vamos conduzir, convidar os pais para fazer a votação e a apuração será no período da tarde”.

Cédulas foram preparadas para votação eleitoral da creche em São Vicente, SP — Foto: Prefeitura de São Vicente/Divulgação

Para Fabiana, a atividade é importante para fomentar desde cedo o gosto de participar de todo processo eleitoral e das escolhas. “É criar desde pequeno um cidadão crítico, um cidadão que vai realmente pensar nas suas escolhas. É uma brincadeira, mas tem um cunho muito importante porque você desperta na criança essa questão crítica das escolhas, saber realizar as escolhas, defender o seu ponto de vista”.

“É muito importante porque lá na frente quando adultos são muitas escolhas que eles irão fazer, não só dos governantes, mas várias outras. A gente está contribuindo para construir neles um senso crítico. A creche inteira está envolvida, até título eleitoral eles têm agora, claro, fictício, mas eles têm e estão levando bem a sério”, finalizou.

Pedagoga da creche em São Vicente explicou que atividade que simula eleições é um momento de aprendizagem e diverção às crianças — Foto: Prefeitura de São Vicente/Divulgação

VÍDEOS: Mais assistidos do g1 nos últimos 7 dias




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Santos.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

ruas-de-guaruja terao alteracao-de-sentido-a partir desta sexta-feira

Prefeitura de Guarujá

Ruas de Guarujá terão alteração de sentido a partir desta sexta-feira

Vias da Enseada, Santo Antônio e Vila Júlia terão mudanças Com objetivo de garantir maior segurança aos motoristas e pensando na temporada de verão, algumas ruas de Guarujá terão alteração de sentido, a partir desta sexta-feira (21). As ações estão sendo realizadas pela Superintendência de Trânsito e Transporte Público (STTP). Confira as alterações: Enseada A Rua Colômbia, na Enseada, terá um trecho com sentido único. A intervenção será entre a Rua José da Silva […]

today19 de outubro de 2022 22

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%