G1 Santos

Criança de 10 anos vence câncer raro detectado em quatro partes do corpo: ‘um guerreiro’, diz mãe

today18 de setembro de 2022 23

Fundo
share close

Na sexta-feira (16), Guilherme Kalebe fez a última sessão de quimioterapia e tocou o sino da vitória.

Criança de 10 anos vence Sarcoma de Ewing em quatro regiões do corpo, no litoral de São Paulo. — Foto: Arquivo Pessoal



Guilherme Kalebe Saldanha, de 10 anos, venceu um câncer raro após um ano de tratamento em Santos, no litoral de São Paulo. O garoto foi diagnosticado em setembro do ano passado com Sarcoma de Ewing nas regiões da pelve, sacro, cóccxi e pulmão.

A mãe do menino, Noabia Saldanha, de 41 anos, lembra que antes de descobrirem o câncer Guilherme sentia fortes dores na região do quadril e, durante consultas médicas, o ortopedista pediu exames de tomografia e ressonância. Foi quando os tumores foram detectados.

Noabia contou que o primeiro sentimento foi de negação. “Eu não acreditava com o resultado dos exames. Me culpei achando que eu não cuidava da saúde do meu filho”.

Ela explicou que desde o começo o filho passou por tratamento intensivo. “A médica disse que ele [Guilherme] precisava fazer sessões de quimioterapia e radioterapia. E que não poderia mais frequentar a escola por causa da imunidade. Eu achei que meu filho não ia aguentar”, contou.

“Eu vivi um ano no hospital. Eu e meu filho saíamos de Praia Grande [onde moram] e íamos fazer o tratamento em Santos. Ele foi um guerreiro”, conta a mãe.

Noabia sempre teve esperança na recuperação de Guilherme, mas afirma que era ele quem passava tranquilidade a ela. “A cada etapa, ele dizia que ia ficar bom. Quando precisava de ajuda com doação de sangue, ele me confortava dizendo que iria conseguir”, lembrou.

Após um ano, Noabia recebeu a notícia de que o filho estava curado da doença. “Quando a médica disse que as sessões tinham tido efeito e que o Guilherme estava de alta médica, eu chorei muito de alegria. Tinha chegado a hora de tocar o sino vitória”, disse.

Guilherme Kalebe fez a última sessão de quimioterapia e tocou o sino da vitória, em Santos. — Foto: Arquivo Pessoal

Na última quinta-feira (16), o menino recebeu alta do hospital. “Ver ele sorrindo e ouvir o barulho do sino foi maravilhoso. Passou um filme de um ano da minha vida”, contou.

Guilherme não só deixou o hospital, como poderá voltar à escola. “Ele terá que fazer um acompanhamento a cada dois meses para manutenção e exames de rotina. É uma grande conquista e, aos poucos, a vida começa novamente”, finaliza Noabia.

O Sarcoma de Ewing é o segundo tumor ósseo mais frequente na infância e adolescência. Geralmente a doença atinge os ossos da pelve (quadril), tórax (costelas) e ossos longos como o fêmur e úmero (no braço).

Os sintomas iniciais são variados, mas inicialmente pode ser percebida uma massa ou um inchaço no local do tumor. Outro sintoma é a dor no local.

A dor pode ser causada tanto pelo crescimento do tumor como por uma fratura do osso enfraquecido pela doença.

VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos

Newsletter G1 Created with Sketch.

O que aconteceu hoje, diretamente no seu e-mail

As notícias que você não pode perder diretamente no seu e-mail.

Para se inscrever, entre ou crie uma Conta Globo gratuita.

Obrigado!

Você acaba de se inscrever na newsletter Resumo do dia.

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Santos.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

video-mostra-carro-em-chamas-em-praia-grande,-sp

G1 Santos

Vídeo mostra carro em chamas em Praia Grande, SP

Um carro pegou fogo e ficou completamente destruído na manhã deste sábado (17) em Praia Grande, no litoral de São Paulo. Segundo o Corpo de Bombeiros, ninguém ficou ferido. O caso ocorreu na Avenida General Marcondes Salgado, no bairro da Aviação, por volta de 13h30, conforme o Corpo de Bombeiros. A Polícia Militar foi acionada e constatou que, a princípio, não há indícios de crime. Um vídeo circulando nas redes […]

today17 de setembro de 2022 12

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%