G1 Mundo

Crise do balão chinês nos EUA revive temores da Guerra Fria e cobra endurecimento de Biden

today15 de fevereiro de 2023 14

Fundo
share close

Para pesquisador, escalada das tensões aciona medos antigos no inconsciente coletivo dos norte-americanos, que devem comparar Biden a Trump.


Em pouco mais de uma semana, quatro objetos voadores invadiram o espaço aéreo dos Estados Unidos, resultando em uma crise diplomática com a China.



Navios e mergulhadores dos EUA ainda estão à procura de destroços de um balão abatido na costa da Carolina do Sul — Foto: GETTY IMAGES

Em entrevista a Natuza Nery, o pesquisador do centro de estudos internacionais e estratégicos de Washington Thiago de Aragão explica como a relação diplomática entre os dois países pode ganhar novos contornos. Para Aragão, a escalada das tensões revive temores antigos dos norte-americanos, que devem acabar cobrando uma postura mais endurecida do presidente Joe Biden – especialmente para não ser comparado a Donald Trump.

“Para a maior parte dos americanos, a Rússia nunca foi vista como um país aliado, amigo – mesmo depois do fim da guerra fria nos anos 90”, explica. “Por isso mesmo é a China surge agora como a grande nova inimiga. Todos esses temores antigos no subconsciente coletivo americano estão voltando – porque eles estão entrando numa nova Guerra Fria contra a China […] Biden vai ter que se mostrar bastante duro para não ser taxado de molenga.”

Ouça a entrevista completa no podcast O Assunto.

VÍDEO: veja onde objetos voadores não identificados já foram abatidos

Veja onde objetos voadores não identificados já foram abatidos

Veja onde objetos voadores não identificados já foram abatidos

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

as-mulheres-jovens-dependentes-de-opioides-em-pais-africano

G1 Mundo

As mulheres jovens dependentes de opioides em país africano

Profissionais da saúde afirmam que a vítima, uma influenciadora de redes sociais, morreu em decorrência de uma overdose de opioides. De acordo com relatos de amigos, ela vinha usando drogas injetáveis há muito tempo — e estava drogada quando gravou alguns dos seus populares vídeos no TikTok. A polícia registrou um aumento do uso abusivo de substâncias em Mogadíscio e em outras partes da Somália, inclusive entre as mulheres. Eles […]

today15 de fevereiro de 2023 13

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%