G1 Mundo

Crise no Peru: manifestantes e policiais entram em confronto em mais uma noite de protestos

today29 de janeiro de 2023 10

Fundo
share close

Manifestantes e policiais entraram em confronto neste sábado (28), em mais uma noite de protestos no país. Durante o dia, as manifestações também tomaram a capital do país, Lima. Os manifestantes exigem a renúncia da presidente do Peru, Dina Boluarte.

O Peru vive uma grave crise política desde a destituição e prisão, em 7 de dezembro, do presidente socialista Pedro Castillo, acusado de tentativa de golpe por querer dissolver o parlamento, que se preparava para votar um impeachment contra ele e tirá-lo do poder.

As autoridades contabilizam 88 bloqueios de estradas em oito das 25 regiões do Peru. Os bloqueios levaram à escassez de mantimentos. O total de mortos desde o início das manifestações já chega a pelo menos 56 pessoas.



A crise reflete o fosso entre a capital e as províncias pobres, em especial a região sul andina, que apoiaram Castillo e viram sua eleição como uma revanche pelo que consideram ser o desprezo de Lima.

Manifestantes participam de um protesto para exigir a renúncia da presidente do Peru, Dina Boluarte, em Lima, Peru — Foto: REUTERS/Pilar Olivares

A proposta de antecipar as eleiões – apresentada pelo congressista fujimorista Hernando Guerra García, do partido de direita Fuerza Popular (FP) – foi derrotada por 65 votos a 45. Com isso, a próxima eleição no país está mantida para abril de 2024.

Manifestantes participam de um protesto para exigir a renúncia da presidente do Peru, Dina Boluarte, em Lima, Peru. — Foto: REUTERS/Pilar Olivares

A esquerda, no entanto, insistiu que a proposta também deveria incluir um referendo sobre a Assembleia Constituinte, que é rechaçada por um amplo espectro da política peruana, e outros partidos denunciaram uma suposta manobra para tirar proveito eleitoral por parte do Fuerza Popular, legenda da ex-candidata presidencial Keiko Fujimori.




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

fotos:-segundo-dia-de-protestos-pela-morte-de-tyre-nichols-nos-eua

G1 Mundo

FOTOS: Segundo dia de protestos pela morte de Tyre Nichols nos EUA

O vídeo da violência policial que levou a morte de Nichols foi divulgado na sexta-feira (27) e mobilizou protestos pelo país. Manifestantes em Nova York participam do segundo dia de protestos pela morte de Tyre Nichols, em 28 de janeiro de 2023 — Foto: REUTERS/Jeenah Moon No segundo dia de manifestações, foram registradas mobilizações em Nova York, Washington e Memphis. Veja abaixo fotos dos protestos pela morte de Tyre Nichols: […]

today29 de janeiro de 2023 13

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%