Gospel Prime

Cristãos armênios enfrentam perseguição em meio a conflito

today9 de janeiro de 2023 13

Fundo
share close

Durante décadas, batalhas mortais entre armênios e azerbaijaneses têm sido travadas em Nagorno-Karabakh, ou Alto Carabaque, uma pequena região sem saída para o mar entre a Armênia e o Azerbaijão, e um bloqueio contínuo reacendeu essas tensões.

De acordo com Joel Veldkamp, chefe das comunicações internacionais da monitoria da perseguição Christian Solidarity International (CSI), a última grande guerra em Carabaque  aconteceu em 2020 e, naquela época, o Azerbaijão conquistou a maior parte do território ao redor do enclave.

“E assim há apenas uma estrada que liga os 120.000 cristãos que vivem neste enclave ao resto do mundo e é protegida por uma força russa de manutenção da paz”, revelou.

Sendo assim, em 12 de dezembro, os manifestantes azerbaijaneses bloquearam essa estrada, conhecida como o corredor de Lachin, impedindo alimentos, medicamentos e outros transportes básicos dentro ou fora do local. Ruben Vardanyan, ministro de estado, acredita que a batalha mais recente da região decorre de um choque de visões do mundo.

“Um conflito é um país democrático contra o país não democrático e autocrático, porque no Azerbaijão, todos sabem que não temos um sistema democrático. E todos nós sabemos, azerbaijaneses, eles realmente não têm direitos humanos”, disse.



Segundo Faith Wire, esta disputa continua, especialmente à luz dos genocidas do passado, fez com que grupos de direitos humanos ficassem profundamente preocupados com o que está por vir. Veldkamp está entre os que mais se preocupam com a Armênia, uma das comunidades mais antigas da cristandade. 

“Acho que este é provavelmente o prelúdio de um ataque armado do Azerbaijão a Nagorno-Karabakh, e se isso acontecer e a Rússia não intervir, a Armênia provavelmente não é forte o suficiente para impedi-los de conquistar toda a região. Haverá massacres. Haverá civis mortos. Haverá famílias mortas, muito provavelmente”, disse.

Por fim, Veldkamp apontou que isto foi o que aconteceu durante a última guerra e a guerra antes dela. E ao final, a terra que é a antiga pátria do povo armênio, onde seu alfabeto foi projetado, com algumas das igrejas mais antigas do mundo poderia ser completamente destruída.




Todos os créditos desta notícia pertecem a Gospel Prime.

Por: Redacao

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

santos-suspende-vacinacao-de-criancas-de-3-e-4-anos-contra-a-covid-19

G1 Santos

Santos suspende vacinação de crianças de 3 e 4 anos contra a Covid-19

A Prefeitura de Santos, no litoral de São Paulo, suspenderá a vacinação de crianças de 3 e 4 anos contra a Covid-19 a partir de terça-feira (10). A paralisação se deve à falta do imunizante Pfizer Pediátrica, único autorizado para a faixa etária pelo Governo do Estado de São Paulo. Os estoques de AstraZeneca e Janssen também estão zerados na cidade, segundo a prefeitura. Ainda restam algumas unidades da vacina […]

today9 de janeiro de 2023 14

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%