G1 Mundo

Croácia adota o euro como moeda e integra área de livre circulação

today1 de janeiro de 2023 6

Fundo
share close

Dez anos após ingressar na União Europeia (UE), a Croácia adotou neste domingo (01/01) o euro como moeda oficial e também passou a integrar o espaço Schengen de livre circulação, que é composto por países do bloco europeu, Suíça, Noruega, Islândia e Liechtenstein.

Com a adoção do euro, a Croácia abandonou assim a sua moeda nacional, a kuna, e passa a ser o 20° país dos 27 que fazem parte da UE a partilhar a moeda única. Haverá um período de transição para os croatas se adaptarem à mudança.

Segundo o Banco Central Europeu (BCE), até final de 2023, todos os bens e serviços têm de ser indicados em kunas e em euros. Já durante as duas semanas após a introdução do euro, tanto kunas como euros devem ser aceitos como meio de pagamento. A taxa de conversão foi fixada em 7,5345 kunas por cada euro.



A adesão ao euro implica que o Estado-membro da União Europeia cumpra compromissos econômicos e financeiros, visando a inflação baixa e finanças públicas sólidas. A Croácia tem 4 milhões de habitantes e um importante setor turístico. Em 2021, o Produto Interno Bruto (PIB) per capita do país ficou 30% abaixo da média da UE.

Apesar dos benefícios que economistas preveem com a adesão ao euro, os croatas temem que a nova moeda aumente ainda mais o preço dos produtos e serviços. Devido à crise energética causada pela guerra da Ucrânia, em novembro, a taxa de inflação da Croácia foi de 13,5% – superior à média de 10% da zona do euro.

Em 1991, a Croácia conquistou a independência da Iugoslávia e enfrentou uma guerra até 1995, que deixou mais de 20 mil mortos. Em 2013, a Croácia passou a fazer parte da União Europeia.

Além da adoção do euro, a Croácia passa a partir deste domingo a integrar o espaço Schengen, que permite a 420 milhões de pessoas viajarem livremente entre os países membros do bloco sem passar por controles fronteiriços.

A presidente da Comissão Europeia, Ursula Von der Leyen, celebrou a entrada da Croácia na zona euro com o primeiro-ministro do país, Andrej Plenkovic, na capital croata. Os dois tomaram um café na praça central Ban Jelacic, em Zagreb, que o anfitrião pagou em euros.

“Hoje é um dia de alegria e orgulho”, não apenas para o povo croata, mas “também para todos os cidadãos da Europa”, disse von der Leyen ao felicitar a dupla adesão da Croácia.

Plenkovic falou em um dia histórico para a Croácia. “Somos o primeiro país a aderir ao Schengen e à zona euro no mesmo dia. Os automóveis passam hoje na fronteira sem formalidades ou controle, e com a adoção do euro os nossos cidadãos e a economia estão bem protegidos contra a crise”, escreveu em seu perfil no Twitter.




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

5-dicas-para-cumprir-suas-resolucoes-de-ano-novo

G1 Mundo

5 dicas para cumprir suas resoluções de Ano Novo

Economizar mais dinheiro? Conseguir um novo emprego? Aprender uma habilidade diferente? Quaisquer que sejam as suas resoluções de ano novo, há uma coisa que não pode faltar: motivação. Mas como tirá-las do papel? Segundo um estudo da Universidade de Scranton, na Pensilvânia (Estados Unidos), compilado pela consultoria Statistic Brain, apenas 8% das pessoas que fizeram uma resolução de Ano Novo conseguiram cumprir seus objetivos. Mas você não precisa ser um […]

today1 de janeiro de 2023 10

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%