G1 Mundo

Cuba alerta que apagões vão aumentar devido à escassez de combustível

today28 de setembro de 2023 7

Fundo
share close

Autoridades cubanas alertaram em transmissão nacional de televisão que os apagões irão aumentar de forma significativa devido à falta de combustível, o que pode piorar a situação do país, que já enfrenta escassez de alimentos e remédios.

Os governos locais no país caribenho já começaram a anunciar cortes no uso de energia em empresas estatais e outras entidades, incluindo novas medidas para adiar eventos esportivos e aulas universitárias.

“Não teremos o nível de combustível que necessitamos ou o que tivemos nos meses anteriores”, disse o ministro da Energia, Vicente de la O Levy, no programa Mesa Redonda, transmitido na noite de quarta-feira, juntamente com o ministro de Economia, Alejandro Gil.



Fila para abastecer em Cuba — Foto: Alexandre Meneghini/Reuters

Ambas as autoridades sugeriram que os cubanos poderiam esperar apagões entre 8 e 10 horas por dia fora de Havana, onde os residentes até agora foram geralmente poupados de cortes de energia. Os cortes podem começar em outubro.

O país caribenho passa por uma crise econômica e enfrenta apagões, escassez de alimentos, medicamentos e combustível desde a pandemia do coronavírus, empurrando o seu Produto Interno Bruto (PIB) 8% abaixo dos níveis de 2020 e com a produção de bens 40% menor, de acordo com o governo.

Cuba afirma que as sanções dos EUA, com objetivo de privar o país da moeda estrangeira necessária para importar a maior parte do seu combustível, alimentos e alguns outros suprimentos, são em grande parte responsáveis pela situação na ilha.

Os dois ministros afirmaram na quarta-feira que Cuba está fazendo esforços diários para garantir o combustível mínimo necessário para manter o país a funcionar, sem explicar porque a situação foi de mal a pior.

EUA aliviam algumas sanções impostas a Cuba durante governo Trump

EUA aliviam algumas sanções impostas a Cuba durante governo Trump




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

as-sessoes-clandestinas-de-‘barbie’-na-russia-que-contornam-sancoes-por-guerra-contra-ucrania

G1 Mundo

As sessões clandestinas de ‘Barbie’ na Rússia que contornam sanções por guerra contra Ucrânia

Estou em um shopping center de Moscou. Uma casa rosa gigante foi erguida ao lado da praça de alimentação. Dentro: móveis rosa, pipoca rosa e recortes de papelão em tamanho real da Barbie e Ken sorrindo de orelha a orelha. Não admira que estejam sorrindo: o filme da Barbie está atraindo multidões no multiplex, apesar das sanções ocidentais. Após a invasão em grande escala da Ucrânia pela Rússia, uma série […]

today28 de setembro de 2023 7

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%